É verdade que os humanistas desprezavam o tipo de escola existente, seus mestres e suas varas, mas não o ensino. Será própria do humanismo e do Renascimento a procura de uma nova forma, mais humana e mais culta, de educar e instruir a criança. O humanismo surge como polêmica declarada contra a cultura dos cenóbios e das universidades e sua tradicional classificação das ciências, contra a ignorância dos clássicos e o uso servil dos manuais e dos compêndios, contra as metodologias obsessivamente repetitivas e a disciplina sadicamente severa.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez,2002, p.217.
Os humanistas do Renascimento propunham uma formação baseada em uma compreensão própria acerca da relação com os saberes.
Assinale a opção que indique corretamente um de seus traços característicos.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez,2002, p.217.
Os humanistas do Renascimento propunham uma formação baseada em uma compreensão própria acerca da relação com os saberes.
Assinale a opção que indique corretamente um de seus traços característicos.