Para realização adequada do dimensionamento de luminárias em um dado ambiente de trabalho, deve-se determinar alguns parâmetros e características que definirão a luminária ou as luminárias adequadas, bem como a distância e o posicionamento entre elas. Um desses parâmetros é o fator do local, conhecido como K, e dado pela seguinte expressão:


Imagem associada para resolução da questão


Outro parâmetro é o fator de utilização (η) que é a razão do fluxo de luz útil, isto é, aquele que incide efetivamente sobre o plano de trabalho, em relação ao fluxo de luz total emitido. O fator de utilização é fornecido pelo fabricante da luminária, em função do fator do local e das refletâncias, em lux, necessários para o ambiente. A Tabela 2 abaixo apresenta um extrato de uma tabela de fatores de iluminação:



Imagem associada para resolução da questão

Considerando, para esse tipo de ambiente, uma refletância de 551 lx e, para uso da Tabela 2, o fator do local igual ou imediatamente superior ao valor calculado, determine o fator de utilização para as luminárias TCS 029. Essas luminárias estão de acordo com as seguintes especificações: iluminação de escritório com 18 m de comprimento,9 m de largura e 3 m de altura (pé direito), com luminárias TCS 029 e mesas com altura de 0,80 m.