Situação hipotética I
Suzana é analista em um tribunal. A análise de processos é feita a partir de leis e regras minuciosas, de acordo com procedimentos básicos da instituição. Suzana possui o hábito de acumular papéis em cima de sua mesa, e pedir que os colegas coloquem documentos sobre sua mesa sem separar ou classificar. Seu posto de trabalho contém muitos processos para despachar e, quando cobrada, ela responde que cuidará dos assuntos pendentes quando tiver tempo. Esse tempo ocorre quando a servidora permanece depois do expediente para atualizar as pendências. Ela odeia que colegas mexam em seu posto de trabalho, ou sua mesa, por considerar que sabe onde se encontra cada material necessário, o que pode ser prejudicado se outra pessoa tentar organizar. Suzana possui uma memória fantástica; não utiliza agenda e não tem o costume de anotar os compromissos ou registrar lembretes.
Situação hipotética II
Um agente da vigilância sanitária, que estava de folga no domingo, foi a um restaurante e constatou a presença de vários insetos na cozinha. Ele chamou o gerente e disse: “Sou agente sanitário e constatei isso. Se você não quer ser multado, me dê mil reais”.
Considerando as situações hipotéticas apresentadas acima, julgue os seguintes itens.
No exemplo 2, a conduta do servidor público é passível de punição porque houve comportamento antiético que extrapola o exercício da função, mas possui vínculo com a função do servidor.