As sequências de figuras T, R e C são cíclicas, ou seja, repetem-se após determinado número de elementos e seguem indefinidamente repetindo, cada uma delas, o seu próprio ciclo de maneira completa e sempre na mesma ordem. A sequência T é formada por ciclos de dez figuras diferentes, cada uma delas obtida por meio da translação de um quadrado. A sequência R é formada por ciclos de oito figuras diferentes, cada uma delas obtida por meio da rotação de um quadrado congruente ao usado na sequência T. A figura inicial da sequência T e a figura inicial da sequência R são iguais, ou seja, o quadrado está exatamente na mesma posição.

A figura inicial da sequência C é igual à figura inicial das outras duas sequências, e as demais figuras de C são obtidas pela composição dos movimentos de translação e de rotação que acontecem nas outras duas sequências. Por exemplo, a 2a figura da sequência C é uma figura composta pelo movimento de translação efetuado na obtenção da 2a figura da sequência T e pelo movimento de rotação efetuado na obtenção da 2a figura da sequência R, e assim sucessivamente, cada elemento de C compondo os movimentos correspondentes das sequências T e R.

Observando essa lei de formação da sequência C, pode-se concluir que a 5a figura do ciclo da sequência R realizará composições, para formar figuras de C, com