No que se refere à elaboração e à apresentação de uma linguagem verdadeiramente moderna, a Semana de 22 não representa um rompimento profundo na história da arte brasileira, visto que não se identifica, no conjunto das obras expostas, uma unidade de expressão, ou uma estética radical do Modernismo. No entanto, há de se reconhecer que, a despeito de todos os antagonismos, esse evento configura-se como um fato cultural fundamental para a compreensão do desenvolvimento da arte moderna no Brasil, sobretudo pelos debates públicos que o movimento motivou e pela riqueza de seus desdobramentos na obra de alguns de seus realizadores.
Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Semana de Arte
Moderna. Internet: < www.itaucultural.org.br > (com adaptações).
Considerando as informações acima e as transformações por que passou o sistema literário brasileiro entre o último triênio do século XIX e os primeiros cinquenta anos do século XX, julgue os itens que se seguem.
Com o objetivo de revalorizar a estética simbolista no primeiro período do Modernismo brasileiro, Oswald de Andrade priorizou em sua obra as técnicas poéticas da paródia e da literarização da oralidade.