No que se refere à elaboração e à apresentação de uma linguagem verdadeiramente moderna, a Semana de 22 não representa um rompimento profundo na história da arte brasileira, visto que não se identifica, no conjunto das obras expostas, uma unidade de expressão, ou uma estética radical do Modernismo. No entanto, há de se reconhecer que, a despeito de todos os antagonismos, esse evento configura-se como um fato cultural fundamental para a compreensão do desenvolvimento da arte moderna no Brasil, sobretudo pelos debates públicos que o movimento motivou e pela riqueza de seus desdobramentos na obra de alguns de seus realizadores.
Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Semana de Arte
Moderna. Internet: < www.itaucultural.org.br > (com adaptações).
Considerando as informações acima e as transformações por que passou o sistema literário brasileiro entre o último triênio do século XIX e os primeiros cinquenta anos do século XX, julgue os itens que se seguem.
O rompimento com a estética parnasiana, pautada pela expressão da forma perfeita e pela exclusão de temas cotidianos da literatura, era uma das preocupações centrais da arte literária do primeiro momento modernista.