A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese, pois garante compreender o processo de conhecimento como intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo. A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações, mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social, levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da prática para a teoria, para regressar à prática.
José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.
Por muito tempo na história da educação brasileira, as dificuldades de aprendizagem estiveram associadas a problemas socioeconômicos e culturais, enfrentados por crianças e jovens das classes desfavorecidas. Esse posicionamento continua sendo defendido pelas concepções críticas de educação.