Instruções: Para responder às questões de números 38 a 41, considere que o texto abaixo aborda comparações entre as tecnologias PATA e SATA, sendo que as questões 38 a 41 se reportarão, principalmente, aos itens numerados e destacados no decorrer do texto.
PATA e SATA [1] são tecnologias utilizadas em discos rígidos, em que o nome de ambas já indica a principal diferença entre elas: o padrão PATA faz transferência de dados de forma paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes estivessem lado a lado, enquanto no padrão SATA a transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás do outro. O padrão PATA utiliza o cabo IDE, no qual 50% das vias (fios que conectam o HD à placa-mãe) [2] destinam-se, exclusivamente, à transmissão paralela dos bits, enquanto o restante cuida da atenuação de ruídos. Essa tecnologia permite a conexão de até 2 dispositivos por canal, havendo, portanto, a possibilidade de instalação de até 4 HDs num computador tipo PC [3]. No padrão SATA, a transmissão bit a bit é efetuada através de um cabo blindado que, pela pouca quantidade de vias [4], se constitui em vantagem oferecida pela dimensão reduzida do cabo, dado o melhor aproveitamento do espaço interno do computador e facilitando inclusive a circulação de ar. No SATA, cada dispositivo usa um único canal de transmissão, atrelando sua capacidade total a um único HD; um recurso interessante do SATA é a possibilidade de uso da técnica [5] que torna possível a troca do dispositivo com o computador ligado.
Em relação às tecnologias abordadas no texto no destaque [1], é correto afirmar que, nos computadores atuais, a relação custo-benefício é vantajosa para