Uma equipe de desenvolvimento de software recebeu a incumbência de desenvolver um sistema com as características apresentadas a seguir.
- O sistema deverá ser integrado, interoperável, portável e seguro.
- O sistema deverá apoiar tanto o processamento online, quanto o suporte a decisão e gestão de conteúdos.
- O sistema deverá ser embasado na plataforma JEE (Java enterprise edition) v.6, envolvendo servlets, JSP (Java server pages), Ajax, JSF (Java server faces) 2.0, Hibernate 3.5, SOA e web services.
O líder da equipe iniciou, então, um extenso processo de coleta de dados com o objetivo de identificar as condições limitantes da solução a ser desenvolvida e tomar decisões arquiteturais e tecnológicas que impactarão várias características funcionais e não funcionais do sistema, ao longo de seu ciclo de vida. A partir dessa coleta, o líder deverá apresentar à equipe um conjunto de informações e de decisões.
A respeito de práticas e técnicas de programação para desenvolver com segurança o sistema integrado referido no texto, julgue os próximos itens.
embasadas em SOA são, geralmente, mais vulneráveis a ataques de origem intencional que aplicações
monolíticas; por isso, deve-se adotar no projeto em tela um modelo de desenvolvimento de aplicações com segurança. Para fazer frente a essa característica, deve-se usar a TLS (
), pois ela possibilita obter segurança fim a fim, inclusive em contexto de federação de
.