Filtrar


Questões por página:
O Forte Príncipe da Beira e a rodovia BR 364 marcaram processos e períodos distintos da exploração, ocupação e colonização de Rondônia.
A respeito desse tema e de assuntos correlacionados, assinale a opção correta.
Desde os anos 1950, com o aumento expressivo da população mundial, está em curso uma série de atividades que geraram e geram efeitos irreversíveis no meio ambiente, como as alterações nos fluxos biogeoquímicos do nitrogênio e do fósforo e a perda da biodiversidade. Entre as modificações no meio ambiente decorrentes da intervenção humana, destacam-se, especificamente, os tecnógenos, que são modificações antrópicas dos meios geológico e geomorfológico.
Internet: < www.ihu.unisinos.br> (com adaptações).
Tendo como referência o texto precedente, assinale a opção correta, acerca dos tecnógenos e de sua participação nas mudanças climáticas na Amazônia.
No Brasil, por volta dos anos de 1860, as áreas iniciais de produção de borracha encontravam-se esgotadas pela exploração predatória. Intensificou-se, então, a migração em busca dos seringais nativos do Madeira, porém essa ocupação não passou, com sucesso, até o último quartel do século, do ponto médio daquele rio.
Marco Teixeira e Dante Fonseca. História Regional: Rondônia. Porto velho: Rondoniana,1998 (com adaptações).
Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta, a respeito da mão de obra dos seringais do Alto Madeira.
Com relação à expansão do neopentecostalismo na Amazônia, assinale a opção correta.
A respeito das escalas geográficas de impacto das usinas do Baixo Madeira, assinale a opção correta.