Filtrar


Questões por página:

Analise os indicadores elencados por uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde para gestão do seu desempenho e as dimensões do desempenho segundo Martins e Marini (2011).



Os pares corretos de relação entre indicador e dimensão do desempenho são:

Para Senge (2000), os grandes problemas que a mudança enfrenta em uma organização são de tipo gerencial. Referem-se à incapacidade de gerar uma dinâmica de negociação de uma visão compartilhada, à dificuldade de trazer à tona temas “indiscutíveis” mediante o desenvolvimento de habilidades de reflexão e indagação, à tendência de evitar o enfrentamento das causas mais complexas dos problemas em prol de um tratamento sintomático e a um tipo de conduta defensiva que escamoteia medidas que podem afetar interesses. Segundo o autor, tais restrições podem ser compensadas com estratégias de:

Segundo Castels (1996), as redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades, e a difusão da lógica de rede modifica substantivamente a operação e o resultado dos processos de produção, experiência, poder e cultura. Partindo desta perspectiva, a estrutura de qualquer organização pode ser entendida e analisada em termos de redes múltiplas de relações. Tendo por base a perspectiva da gestão estratégica de redes, é correto afirmar que:

A Fiocruz é um complexo organizacional composto hoje por quinze unidades técnico-científicas (UTC) espalhadas pelo território nacional que desenvolvem ações nos campos da produção de insumos para a saúde, da pesquisa e desenvolvimento tecnológico, do ensino, da vigilância em saúde, da informação e comunicação e da preservação do patrimônio histórico e cultura da ciência e da saúde. Utilizando-se das configurações organizacionais de Mintzberg (2006), é possível caracterizá-la como uma Organização Divisionalizada. Sobre este tipo de organização NÃO é correto afirmar que:

No planejamento estratégico da Fundação Oswaldo Cruz, foi identificado o seguinte problema: “Insuficiente capacidade de desenvolvimento tecnológico e inovação”. Considerando a abordagem do Planejamento Estratégico Situacional (PES), de Carlos Matus (1996), é correto afirmar: