Questões de Concurso
Filtrar
864 Questões de concurso encontradas
Página 128 de 173
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Para o desenvolvimento fonológico da criança para o início do processo de alfabetização, algumas atividades são recomendadas para sistematizarem as capacidades iniciais pertinentes a consciência fonológica.
Nesse contexto numere a COLUNA II que apresenta a forma de desenvolver a atenção para a estrutura sonora das palavras conforme a COLUNA I que identifica como a criança se familiariza e desenvolve a atenção para as atividades com objetos de diferentes sons.
COLUNA I 1- Jogos de competição entre as crianças para reconhecimento dos sons; objetos presentes na sala, dos brinquedos e dos ruídos da rua.
2- Jogos de memória para identificação de sons em uma determina frequência.3- Brincadeiras de imitar sons de diversos animais.
COLUNA II ( ) Explorar rimas presentes em parlendas e poemas, identificando palavras que rimam, substituindo palavras por outras com rimas semelhantes, recitando poemas e aumentando a voz nas palavras que rimam. ( ) Explorar canções e pedir para que um aluno inicie o verso e o outro termine simulando sons de animais. ( ) Brincadeira de "Lá vai a barquinha carregadinha de.... (palavras começadas com [ca] terminadas com [ão] e outras variações)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Nesse contexto numere a COLUNA II que apresenta a forma de desenvolver a atenção para a estrutura sonora das palavras conforme a COLUNA I que identifica como a criança se familiariza e desenvolve a atenção para as atividades com objetos de diferentes sons.
COLUNA I 1- Jogos de competição entre as crianças para reconhecimento dos sons; objetos presentes na sala, dos brinquedos e dos ruídos da rua.
2- Jogos de memória para identificação de sons em uma determina frequência.3- Brincadeiras de imitar sons de diversos animais.
COLUNA II ( ) Explorar rimas presentes em parlendas e poemas, identificando palavras que rimam, substituindo palavras por outras com rimas semelhantes, recitando poemas e aumentando a voz nas palavras que rimam. ( ) Explorar canções e pedir para que um aluno inicie o verso e o outro termine simulando sons de animais. ( ) Brincadeira de "Lá vai a barquinha carregadinha de.... (palavras começadas com [ca] terminadas com [ão] e outras variações)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Castanheira et al. (2008), a progressão do trabalho docente depende da faixa etária dos alunos e de sua inserção nos anos escolares iniciais. A trajetória escolar de cada grupo de crianças leva o professor a considerar, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
A base nacional comum da educação básica constitui-se de conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania e nos movimentos sociais.
Assinale V (verdadeiro) para os componentes que integram a base comum nacional e F (falso) para as que não integram.
( ) Ensino Religioso. ( ) Língua Portuguesa. ( ) Artes. ( ) Educação Sexual. ( ) Matemática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Assinale V (verdadeiro) para os componentes que integram a base comum nacional e F (falso) para as que não integram.
( ) Ensino Religioso. ( ) Língua Portuguesa. ( ) Artes. ( ) Educação Sexual. ( ) Matemática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
São princípios que dão sustentação ao projeto nacional de educação de acordo com a Resolução nº 4/2010, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Sobre os objetivos da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica, analise as afirmativas a seguir:
I. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da educação básica contidos na Constituição, na LDB, e demais dispositivos traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional. II. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de educação básica. III. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da educação básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s).
I. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da educação básica contidos na Constituição, na LDB, e demais dispositivos traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional. II. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de educação básica. III. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da educação básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s).