Filtrar


Questões por página:
Um novo estudo [...] descobriu que o mosquito Aedes aegypti consegue transmitir múltiplos vírus em uma única picada, como os da dengue, zika e chikungunya. Os resultados foram publicados na revista [...].
Os pesquisadores acreditam que os resultados jogam luz sobre como ocorre uma coinfecção - quando uma pessoa é atingida por duas ou mais doenças ao mesmo tempo, Eles dizem que o mecanismo ainda não é compreendido totalmente e que pode ser bastante comum em áreas afetadas por surtos, como o Brasil. [...]
Disponível em: https://goo.gl/ejxZDQ. Acesso em: 10 mai.2017.

Uma coinfecção desses vírus, quando transmitidos por uma mesma fêmea do Aedes aegypti, ao organismo humano estimula o sistema imunológico a produzir:
Pesquisadores [..] descreveram 10 novas espécies de macrofungos, que se caracterizam por suas estruturas reprodutoras – como cogumelos e orelhasde-pau–visíveis a olho nu. Algumas dessas espécies são a Marasmius magnus, a Gloeocantharellus aculeatus, a Clavaria diverticulata, a Clavulinopsis dimorphica e a Clavulinopsis imperata.
Disponível em: https://goo.gl/e0TJh8. Acesso em: 28 mar.2017 (adaptado).

As espécies de seres vivos, mencionadas o texto, pertencem a um grupo de macrofungos que possuem:
Após coletar as amostras do veneno de raias-maçã do rio Tocantins, a biomédica aplicou em coelhos uma versão diluída do veneno, o suficiente para detectar a produção de anticorpos pelos animais. O composto tóxico também foi irradiado, em um procedimento que atenua a toxicidade do veneno sem perda na capacidade imunogênica – isto é, na capacidade de estimular o sistema imunológico. O processo otimiza a produção de anticorpos e reduz o sofrimento do animal usado no experimento.
Disponível em: https://goo.gl/ENzTpR. Acesso em: 15 mai. de 2017.

A técnica usada pela biomédica provoca, nos coelhos, uma:
Pesquisadores [...] descobriram uma nova espécie de dinossauro em Agudo, no interior do estado gaúcho. [...] O animal, que recebeu o nome de Macrocollum itaqui, foi descrito a partir de três esqueletos fossilizados escavados em rochas triássicas, com 225 milhões de anos. [...] A dentição do novo dinossauro indica que ele se alimentava de plantas. Deste modo, o pescoço longo pode ter permitido que os animais dessa espécie alcançassem a vegetação mais alta. Para o pesquisador, essa habilidade provavelmente foi uma das principais responsáveis pelo sucesso do grupo dos sauropodomorfos, do qual o Macrocollum itaqui faz parte, durante a Era Mesozoica. [...]
Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-dosul/noticia/2018/11/21/dinossauro-de-pescoco-longo-maisantigo-do-mundo-e-descoberto-no-rs-diz-estudo.ghtml. Acesso em: 02 dez.2018.

Na história evolutiva dos seres vivos, no momento em que ocorre o sucesso do grupo dos sauropodomorfos, também ocorre o(a):
[...] Espatódea Gineceu Cor de pólen
Sol do dia Nuvem branca Sem sardas [...]
Disponível em: https://goo.gl/ekR901. Acesso em: 13 de mai. de 2017

No fragmento da música “Espatódea”, de Nando Reis, é feita referência a uma divisão do Reino Plantae ou Metaphyta, que apresenta: