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Em finanças, emprega-se uma adaptação da distribuição de probabilidades do tipo DeMoivreLaplace-Gauss para lidar com variações de preços. Para o emprego dessa distribuição, usam-se variações percentuais dos preços ao invés das variações absolutas de preços. Por exemplo, um analista de investimentos resolveu dividir os valores de uma série histórica de preços de tal forma que o preço de fevereiro foi dividido pelo preço de janeiro; o preço de março foi dividido pelo preço de fevereiro e assim sucessivamente. Ao se extrair o logaritmo de base e (2,718281…) de cada um desses resultados tem-se que a distribuição resultante é normal. Não obstante, os dados brutos originais teriam a seguinte característica:
Considere uma amostra de n elementos, retirados aleatoriamente de uma população que possui uma distribuição de probabilidade do tipo Normal, com média igual a 0 e desvio-padrão igual a 1, ou seja, seus valores são z1, z2, z3, .…, zn . A soma dos valores (z1)2 + (z2)2 + (z3)2 +.…+(zn)2 representa:
O objetivo de um Teste de Hipótese consiste em verificar se são verdadeiras as afirmações sobre os parâmetros de uma população. Com relação aos Testes de Hipóteses, é correto afirmar:
Em economia muitas vezes é necessário estabelecer uma equação de ajuste entre um conjunto de pares ordenados de informações, tais como renda e consumo, por exemplo. Suponha que seja possível fazer passar uma reta próxima a cada um desses pares ordenados, de tal forma que a soma dos desvios verticais dos pontos em relação a esta reta seja nulo. Suponha ainda que, se fosse multiplicado cada um desses desvios pelo seu próprio valor e depois somássemos estes resultados, seria obtida a menor soma possível. Esta seria, então, uma reta especial que estabeleceria uma relação entre as variáveis renda e consumo. A metodologia empregada, neste caso, é conhecida pela denominação:
É possível estabelecer uma associação entre um valor numérico e um resultado experimental possível. Suponha o experimento representado pela operação de um restaurante durante um dia. O número de clientes que entram no restaurante durante um dia, constitui um(a):