Filtrar


Questões por página:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2013) asseveram que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes algumas competências e habilidades. Marque, a seguir, a alternativa que não representa o que é defendido por tais diretrizes:
De acordo com Moran, Masetto e Behrens (2013), a tecnologia da informação pode contribuir com o processo educativo com alguns procedimentos, denominados de princípios, por Chikering e Ehrmann (1999).
 
Marque, a seguir, a alternativa que não representa a ideia defendida pelos autores.
Tajra (2012), ao refletir sobre as novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade, assevera que, para incorporar a tecnologia no contexto escolar, é necessário:
 
I. Verificar quais são os pontos de vista dos docentes em relação aos impactos das tecnologias na educação.
II. Discutir com os alunos quais são os impactos que as tecnologias provocam em suas vidas cotidianas. Como eles se dão com os diversos instrumentos tecnológicos.
III. Integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional.
 
Observe as afirmativas acima e marque a alternativa verdadeira:
Veiga (2010) menciona alguns princípios norteadores do Projeto Político-pedagógico. Marque a alternativa que não contempla a proposição da referida autora:
Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) afirmam que o nível médio de ensino, última etapa da educação básica, comporta diferentes concepções:
 
I. Em uma compreensão propedêutica, destina-se a preparar os alunos para o prosseguimento dos estudos no curso superior.
II. Numa concepção técnica, esse nível de ensino prepara a mão de obra para o mercado de trabalho.
III. Em uma compreensão humanística e cidadã, o ensino médio é entendido num sentido mais amplo, que não se esgota nem na dimensão da universidade (como no propedêutico), nem na do trabalho (como no técnico), mas compreende as duas – que se constroem e reconstroem pela ação humana, pela produção cultural do homem cidadão -, de forma integrada e dinâmica.
 
Observe as assertivas acima e marque a alternativa verdadeira: