Questões de Concurso
Filtrar
1.010 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 202
Questões por página:
Questões por página:
O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:
I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.
II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.
III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.
IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.
Está correto o que se afirma em
I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.
II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.
III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.
IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.
Está correto o que se afirma em
Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de inteligência estudados por Howard Gardner, relacione-os corretamente com o que se diz sobre eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I 1. Lógica 2. Corporal 3. Espacial 4. Intrapessoal 5. Interpessoal
Coluna II ( ) Pessoas que possuem facilidade para conclusões baseadas na razão. ( ) Têm a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos. ( ) Presentes em dançarinos famosos e campeões de ginástica olímpica. ( ) Costumam ser ótimos líderes e atuam facilmente em trabalhos em equipe. ( ) Interpretam e reconhecem fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Coluna I 1. Lógica 2. Corporal 3. Espacial 4. Intrapessoal 5. Interpessoal
Coluna II ( ) Pessoas que possuem facilidade para conclusões baseadas na razão. ( ) Têm a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos. ( ) Presentes em dançarinos famosos e campeões de ginástica olímpica. ( ) Costumam ser ótimos líderes e atuam facilmente em trabalhos em equipe. ( ) Interpretam e reconhecem fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Pela legislação que organiza a oferta do ensino no Brasil, Lei Nº 9.394/96 – LDB, a criança deve ingressar aos 6 anos de idade no 1º ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14 anos. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio. Se, por qualquer razão, há defasagem entre a idade do aluno e a idade recomendada para a série que ele está cursando, ocorre o fenômeno denominado de distorção idadesérie, que é considerada somente quando a defasagem é de