Questões de Concurso
Filtrar
385 Questões de concurso encontradas
Página 46 de 77
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Física
A biomecânica é uma ciência multidisciplinar que estuda os movimentos humanos a partir dos estudos em anatomia, fisiologia e mecânica, sendo responsável pela investigação e análise física dos sistemas biológicos, compreendendo assim os efeitos das forças mecânicas exercidas sobre o corpo humano, sendo em movimentos de trabalho, esporte ou mesmo diários. Sendo esta uma ciência dentre as ciências, tem como principais objetivos descrever, analisar e avaliar o movimento humano. A cinemática do movimento é um ramo da biomecânica dentro da área de estudo da mecânica dos corpos rígidos. A respeito da cinemática analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - A cinemática do movimento é o estudo dos fatores de tempo e espaço no movimento do corpo. II - A cinemática do movimento estuda as variáveis que descrevem o movimento, como tempo deslocamento, velocidade e aceleração. III - A cinemática é o estudo da descrição do movimento e a área de estudo esta dentro de um contexto relacionado com a cinética do movimento. IV - A cinemática descreve o movimento sem se preocupar com as forças que podem estar atuando no corpo.
I - A cinemática do movimento é o estudo dos fatores de tempo e espaço no movimento do corpo. II - A cinemática do movimento estuda as variáveis que descrevem o movimento, como tempo deslocamento, velocidade e aceleração. III - A cinemática é o estudo da descrição do movimento e a área de estudo esta dentro de um contexto relacionado com a cinética do movimento. IV - A cinemática descreve o movimento sem se preocupar com as forças que podem estar atuando no corpo.
Disciplina:
Educação Física
O volume e a intensidade são duas grandezas que estão relacionadas com a carga de treinamento, uma vez que o volume será expresso em quantidade total da carga de trabalho no treinamento, como na quantificação da distância em quilômetros, metros, número de repetições e número de exercícios. A intensidade será analisada de acordo com a qualidade do trabalho realizado sendo interpretado com uma carga de treinamento mais leve, mais pesado, mais veloz, menos veloz. Estas duas grandezas devem se relacionar de forma adequada em uma planificação do treinamento, respeitando suas particularidades e visando o ganho de aptidão e bom desenvolvimento do atleta. Assim, assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio do treinamento desportivo que se preocupa com a relação destas grandezas:
Disciplina:
Educação Física
O ser humano não é biologicamente estático. Desde o momento da concepção até a morte, é por demais conhecida a ocorrência de transformações quantitativas e qualitativas, quer no sentido evolutivo quer no involutivo. Durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é “crescer” e “desenvolver-se”, fenômenos simultâneos e condicionados à maior ou à menor velocidade do processo maturacional e de sua interação com indicadores do ambiente. Assim, analise as afirmativas sobre processo de medidas do crescimento humano:
I - A antropometria, técnica sistematizada utilizada para medir dimensões corporais, é o recurso empregado na monitoração do crescimento físico. II - A antropometria, técnica sistematizada utilizada para medir dimensões corporais, é o recurso empregado na monitoração do crescimento físico. III - Em relação ao tamanho corporal, aquelas dimensões obtidas com base no eixo longitudinal do corpo são as mais indicadas, considerando-se a estatura como principal medida. IV - Espessuras de dobras cutâneas são medidas antropométricas, suas dimensões procuram apresentar indicações sobre a disposição da gordura corporal localizada nas regiões subcutâneas.
I - A antropometria, técnica sistematizada utilizada para medir dimensões corporais, é o recurso empregado na monitoração do crescimento físico. II - A antropometria, técnica sistematizada utilizada para medir dimensões corporais, é o recurso empregado na monitoração do crescimento físico. III - Em relação ao tamanho corporal, aquelas dimensões obtidas com base no eixo longitudinal do corpo são as mais indicadas, considerando-se a estatura como principal medida. IV - Espessuras de dobras cutâneas são medidas antropométricas, suas dimensões procuram apresentar indicações sobre a disposição da gordura corporal localizada nas regiões subcutâneas.
Disciplina:
Educação Física
A hipertensão arterial é uma doença poligênica, que resulta de anormalidades dos mecanismos de controle da pressão arterial. Grande número de substâncias biologicamente ativas pode interagir com diferentes sistemas fisiológicos de maneira complexa e com redundância para garantir a homeostasia cardiovascular. Sobre a hipertensão arterial, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - A hipertensão arterial é uma doença considerada crônica não transmissível (DCNT). II - A hipertensão trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/ epigenéticos, ambientais e sociais. III - A hipertensão é caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica maior ou igual a 120 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 80 mmHg. IV - Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a hipertensão costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos.
I - A hipertensão arterial é uma doença considerada crônica não transmissível (DCNT). II - A hipertensão trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/ epigenéticos, ambientais e sociais. III - A hipertensão é caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica maior ou igual a 120 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 80 mmHg. IV - Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a hipertensão costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos.
Disciplina:
Educação Física
A Pedagogia do Esporte é uma subárea do conhecimento da Educação Física que busca caminhos pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem do esporte. Enquanto uma das disciplinas das Ciências do Esporte, surgiu a partir do crescente interesse da sociedade pelas práticas esportivas corporais, fazendo do esporte um dos fenômenos mais importantes. Por muitos anos a educação física focou seu ensino na reprodução de gestos técnicos, por meio de tarefas analíticas, desconsiderando o contexto do jogo, gerando, no futuro, jogadores habilidosos, entretanto pouco inteligentes. Devido às muitas críticas da comunidade científica ao modelo de ensino analítico, um número crescente de publicações se dedica a apresentar modelos de ensino que rompem com esse paradima e alocam o aluno, como sujeito principal do processo de ensino-aprendizagemtreinamento dos esportes. Nesse âmbito, o modelo de ensino dos jogos para a compreensão (Teaching Games for Understanding – TGFU), proposto por Bunker e Thorpe tem entrado em evidencia para ensino dos esportes. A respeito do TGFU assinale a alternativa correta: