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Janela de Johari é um modelo de comunicação através do qual alguém dá ou recebe informações sobre si mesmo e sobre os outros. A elaboração dessa janela ocorreu através dos estudos de dois psicólogos chamados: Joseph Luft e Harry Ingham. Em 1961, os psicólogos citados estudaram sobre a personalidade humana e, com o objetivo de ajudar-nos a compreender melhor nossa percepção sobre nós mesmos e em relação aos outros, propôs o estudo da personalidade através da figura que segue:


Imagem associada para resolução da questão



I. A área I (o eu aberto) constitui o nosso comportamento em várias atividades, conhecido por nós e por qualquer um que nos observe. Esse comportamento não é o mesmo para todas as situações, mas difere conforme nossa estimativa do que é correto em um ambiente específico e com diferentes grupos de pessoas.


II. A área II (o eu cego) representa nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas de que geralmente não estamos cientes. Por exemplo, alguma demonstração de raiva ou de desprezo por aqueles que discordam de nós, etc. Podemos pensar que esses comportamentos permanecem desconhecidos para nós e, no entanto, são óbvios aos outros.


III. A área III (o eu secreto) representa as coisas sobre nós mesmos que conhecemos, mas que escondemos dos outros. Essas podem variar desde assuntos inconsequentes até os de grande importância. A pessoa que conta tudo sobre si mesma a alguém totalmente estranho, ou a um vizinho, pode estar agindo assim por incapacidade de comunicação satisfatória com pessoas que significam, afetivamente, muito para ela.


IV. A área IV (o eu desconhecido) inclui coisas das quais não estamos conscientes e das quais nem os outros o estão. Por exemplo, alguns assuntos que estão muito escondidos e talvez nunca se tornem conscientes.


Está(ão) CORRETA(S):
A deglutição é um mecanismo de reflexo complexo através do qual o alimento é empurrado da cavidade oral até o esôfago e depois em direção ao estômago.

Sobre atividades essenciais envolvidas no processamento do alimento, é CORRETO afirmar que:

I. Ingestão - colocação do alimento na cavidade oral, ou seja, o ato de comer.

II. Quebra mecânica - movimentação do alimento pelo canal alimentar, incluindo a deglutição e a peristalse.

III. Digestão - quebra do complexo de moléculas alimentares em componentes químicos por enzimas.

IV. Absorção - transporte dos produtos da digestão (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água) do canal alimentar para o sangue ou para a linfa.

V. Propulsão - inclui a mastigação, a mistura do alimento no estômago e a segmentação.

VI. Defecação - excreção de substâncias não digeridas do corpo


Estão CORRETAS:
Os distúrbios da voz se manifestam por uma série de alterações, como cansaço ao falar, rouquidão, perda de potência vocal, mudanças de intensidade (mais fraca ou mais forte), mudanças de tom (mais grave ou mais agudo), diminuição do tempo de fonação (maior necessidade de pausas no discurso). Sobre esses distúrbios, podemos dizer que:


I. Nódulos, pólipos e edemas das pregas vocais são as principais lesões orgânicas resultantes dos distúrbios funcionais da voz. Os nódulos são lesões bilaterais na transição entre 1/3 anterior e médio das pregas vocais, cujo tamanho, cor (esbranquiçados) e consistência dependem do tempo de instalação.


II. Os pólipos geralmente são lesões unilaterais que poderão se apresentar em qualquer porção dos terços anterior e médio das pregas vocais, de consistência mais gelatinosa e de aspecto mais ou menos delimitado, de acordo com a característica de seu conteúdo (sangue, por exemplo).


III. Os edemas são lesões de extensão e volume variável e, frequentemente, ligados à hiperemia (vermelhidão) das pregas vocais. Essas lesões podem ser provocadas pelo tabagismo, etilismo, associadas, ou não, às alterações hormonais, principalmente em mulheres, processos alérgicos e à presença de Refluxo Laringofaringeo (RLF).


IV. Os nódulos e pólipos apresentam os clássicos sinais de rouquidão, fadiga vocal, perda de extensão vocal (agudos e graves), podendo estar associada às tensões músculo esquelética (dor/tensão em pescoço, ombros e faringe). O nódulo, contudo, tem um caráter de perda funcional progressiva.


Estão CORRETAS:

A respeito dos tipos de Deficiência Auditiva, enumere corretamente:

1. Condutiva.

2. Sensório-Neural.

3. Mista.

4. Central ou Surdez Central


( ) Quando há uma alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo. O audiograma mostra geralmente limiares de condução óssea abaixo dos níveis normais, embora com comprometimento menos intenso do que nos limiares de condução aérea.



( ) Quando ocorre qualquer interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna. A grande maioria desta deficiência pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico. Esta deficiência pode ter várias causa, entre elas pode-se citar: Corpos estranhos no conduto auditivo externo, tampões de cera, otite externa e média, mal formação congênita do conduto auditivo, inflamação da membrana timpânica, perfuração do tímpano, obstrução da tuba auditiva, etc.



( ) Quando há uma impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da orelha interna ou do nervo auditivo. Este tipo de deficiência auditiva é irreversível. Essa deficiência pode ser de origem hereditária como problemas da mãe no pré-natal tais como a rubéola, sífilis, herpes, toxoplasmose, alcoolismo, toxemia, diabetes etc. Também podem ser causadas por traumas físicos, prematuridade, baixo peso ao nascimento, trauma de parto, meningite, encefalite, caxumba, sarampo etc.



( ) Este tipo de deficiência auditiva não é, necessariamente, acompanhado de diminuição da sensitividade auditiva, mas manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras. Decorre de alterações nos mecanismos de processamento da informação sonora no tronco cerebral (Sistema Nervoso Central).



A sequência CORRETA é:

Um ponto de articulação define quais pontos do sistema articulatório se aproximam ou se tocam na produção de consoantes: ou seja, qual é a direção do articulador ativo em direção ao articulador passivo. Os pontos de articulação definem as consoantes do português em que o articulador ativo se move em direção ao articulador passivo.

Sobre os pontos de articulação, é correto afirmar que:


I. Palatal: o lábio inferior se move em direção ao lábio superior.

II. Lábio-dental: o lábio inferior se move em direção aos dentes superiores.

III. Dental: a ponta/lâmina da língua se move em direção aos dentes superiores.

IV. Alveolar: a ponta/lâmina da língua se move em direção aos alvéolos.

V. Alveopalatal: a parte anterior da língua se move na direção entre os alvéolos e o palato duro.

VI. Bilabial: a parte central da língua se move em direção ao palato duro.

VII. Velar: a parte posterior da língua se move na direção ao véu palatino.

VIII. Glotal: as pregas vogais se movem entre si, funcionando como articuladores ativo e passivo.



Estão CORRETAS: