Filtrar


Questões por página:
No processo natural de envelhecimento os idosos são potencialmente vulneráveis a um balanço cálcico negativo e à osteopenia/osteoporose em decorrência da hipovitaminose D. Um Fisioterapeuta do NASF recebeu o encaminhamento médico de uma paciente idosa de 78 anos, hipertensa, com histórico de quedas nos últimos 6 meses. Dona Maria após relatar dor no quadril foi submetida a uma artroplastia total do quadril. No pós operatório em seu domicilio houve a necessidade de orientações e cuidados individualizados do fisioterapeuta.
Assinale a alternativa CORRETA com relação ao treino de marcha adequado para o paciente.
A doença de Parkinson é uma doença degenerativa, crónica e progressiva, que ocorre, geralmente em pessoas idosas. Caracteriza-se pela degeneração dos neurónios do Sistema Nervoso Central (SNC) que sintetizam dopamina. A sua prevalência é de 1% a 3% na população com idade superior a 65 anos.
São características da doença de Parkinson, EXCETO:
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia a Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crônica, inflamatória e autoimune que persiste nas articulações, se não tratada de forma adequada, pode ocasionar deformidades e limitações para o trabalho e para as atividades da vida diária. Sobre o tratamento destas características é CORRETO afirmar que:
Na reabilitação de lesões o Fisioterapeuta pode utilizar exercícios em cadeia cinética aberta (CCA) ou cadeia cinética fechada (CCF), podendo variar e buscar o melhor exercício para empregar nas suas condutas. Sobre os exercícios de CCA e CCF responda: ( ) Exercícios em CCF oferece diminuição das forças compressivas. ( ) Os exercícios de CCF são chamados de movimentos de co-contração. ( ) Os exercícios de CCA ocorre aumento das forças de aceleração e diminuição das forças de resistência. ( ) A atividade de caminhar envolve o mecanismo de CCA.
Analise a afirmações e marque a alternativa CORRETA:
O repouso prolongado no leito é um fator pré determinante para o surgimento de inúmeras patologias inclusive a Trombose Venosa Profunda (TVP). Nessa patologia existe a presença de três mecanismo: A estase venosa, lesão endotelial e a hipercoagulabilidade.
Estes mecanismos caracterizam a: