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Concurso:
Prefeitura Municipal de Crato - CE
Disciplina:
Português
Na expressão "torresmo à milanesa", o adjetivo é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Crato - CE
Disciplina:
Português
Leia atentamente o texto a seguir e responda o que se pede: Torresmo À Milanesa Adoniran Barbosa
O enxadão da obra bateu onze hora Vam s’embora, João! Vam s’embora, João! O enxadão da obra bateu onze hora Vam s’embora, João! Vam s’embora, João!
Que é que você troxe na marmita, Dito? Troxe ovo frito, troxe ovo frito E você, beleza, o que é que você troxe? Arroz com feijão e um torresmo à milanesa, Da minha Tereza!
Vamos armoçar Sentados na calçada Conversar sobre isso e aquilo Coisas que nóis não entende nada Depois, puxá uma páia Andar um pouco Pra fazer o quilo
É dureza, João! É dureza, João! É dureza, João! É dureza, João!
O mestre falou Que hoje não tem vale não Ele se esqueceu Que lá em casa não sou só eu
A canção popular tem regularidades que nos ajudam a entendê-la como um gênero discursivo. Os gêneros discursivos, por sua vez, possuem uma imensa variedade de formas estáveis, às quais correspondem incontáveis tipos, dotados de suas próprias regularidades, o que nos leva ao desafio de dar-lhe um "nome e sobrenome". O samba de Adoniran Barbosa tem uma regularidade específica do material verbal e do estilo, que podem ser capazes de definir um "samba paulistano"ou mesmo um "samba de Adoniran". Que traço, presente no samba transcrito acima, é uma regularidade muito própria dos sambas de Adoniran, ao mesmo tempo em que é genérica o suficiente para manifestar-se em outros sambas que se filiam à mesma tradição?
O enxadão da obra bateu onze hora Vam s’embora, João! Vam s’embora, João! O enxadão da obra bateu onze hora Vam s’embora, João! Vam s’embora, João!
Que é que você troxe na marmita, Dito? Troxe ovo frito, troxe ovo frito E você, beleza, o que é que você troxe? Arroz com feijão e um torresmo à milanesa, Da minha Tereza!
Vamos armoçar Sentados na calçada Conversar sobre isso e aquilo Coisas que nóis não entende nada Depois, puxá uma páia Andar um pouco Pra fazer o quilo
É dureza, João! É dureza, João! É dureza, João! É dureza, João!
O mestre falou Que hoje não tem vale não Ele se esqueceu Que lá em casa não sou só eu
A canção popular tem regularidades que nos ajudam a entendê-la como um gênero discursivo. Os gêneros discursivos, por sua vez, possuem uma imensa variedade de formas estáveis, às quais correspondem incontáveis tipos, dotados de suas próprias regularidades, o que nos leva ao desafio de dar-lhe um "nome e sobrenome". O samba de Adoniran Barbosa tem uma regularidade específica do material verbal e do estilo, que podem ser capazes de definir um "samba paulistano"ou mesmo um "samba de Adoniran". Que traço, presente no samba transcrito acima, é uma regularidade muito própria dos sambas de Adoniran, ao mesmo tempo em que é genérica o suficiente para manifestar-se em outros sambas que se filiam à mesma tradição?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Crato - CE
Disciplina:
Português
A inserção de marcas de pessoa, lugar e tempo, quando são deslocadas as referências da enunciação para o enunciado, no processo chamado de debreagem enunciativa, são responsáveis por importantes efeitos de argumentação. Elementos que pertencem ao aqui e agora da comunicação real entre pessoas transportam-se para o enunciado como categorias semânticas, organizando uma estratégia enunciativa que simula, dentro do enunciado, a presença de elementos externos implicados na enunciação.
Considerando o texto a seguir, assinale a assertiva que contém uma afirmativa correta:
Antônio Áttico de Souza Leite não foi muito claro porque só escreveu sobre a Pedra do Reino, deixando de lado o que sucedeu depois. Acontece porém que minha bisavó, a Princesa Isabel, no momento de ser degolada, pariu, como o senhor deve se lembrar, um menino que rolou pela pedra abaixo. Esse menino foi meu avô, Dom Pedro Alexandre, criado pelo Padre Manuel José do Nascimento Bruno Wanderley. Quando ele cresceu, o Padre Wanderley casou-o com uma filha natural sua, Bruna Wanderley, minha avó. (FONTE: Ariano SUASSUNA. Romance d?A Pedra do Reino. Rio de Janeiro: José Olympio,2014, p.464)
Considerando o texto a seguir, assinale a assertiva que contém uma afirmativa correta:
Antônio Áttico de Souza Leite não foi muito claro porque só escreveu sobre a Pedra do Reino, deixando de lado o que sucedeu depois. Acontece porém que minha bisavó, a Princesa Isabel, no momento de ser degolada, pariu, como o senhor deve se lembrar, um menino que rolou pela pedra abaixo. Esse menino foi meu avô, Dom Pedro Alexandre, criado pelo Padre Manuel José do Nascimento Bruno Wanderley. Quando ele cresceu, o Padre Wanderley casou-o com uma filha natural sua, Bruna Wanderley, minha avó. (FONTE: Ariano SUASSUNA. Romance d?A Pedra do Reino. Rio de Janeiro: José Olympio,2014, p.464)
Concurso:
Prefeitura Municipal de Crato - CE
Disciplina:
Português
Considere o conjunto de frases listadas abaixo e assinale a alternativa que contém uma sentença que poderia figurar como título de um texto argumentativo em relação ao qual o este mesmo título poria em realce a postura crítica do co-enunciador, empenhado em ridicularizar as mal-sucedidas estratégias enunciativas dos enunciadores citados:
"Parece que ela foi morta pelo seu assassino" "Ferido no joelho, ele perdeu a cabeça." "Os antigos prisioneiros terão a alegria de se reencontrar para lembrar os anos de sofrimento." "A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço." "O acidente fez um total de um morto e três desaparecidos. Teme-se que não haja vítimas." "O acidente foi no tristemente célebre Retângulo das Bermudas." "Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio".
"Parece que ela foi morta pelo seu assassino" "Ferido no joelho, ele perdeu a cabeça." "Os antigos prisioneiros terão a alegria de se reencontrar para lembrar os anos de sofrimento." "A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço." "O acidente fez um total de um morto e três desaparecidos. Teme-se que não haja vítimas." "O acidente foi no tristemente célebre Retângulo das Bermudas." "Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio".
Concurso:
Prefeitura Municipal de Crato - CE
Disciplina:
Português
A construção de sentidos, feita por sujeitos historicamente situados, para interpretar fatos, ideias e fenômenos circundantes, seja ela prévia ou correntemente construída, tem papel determinante nos processos de estruturação da argumentação. Considerando a imagem a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta de assertivas verdadeiras e falsas:
I. A argumentação do autor da publicação não segue a sequência argumento/contra-argumento/resposta. II. Para considerar o elemento resposta no processo de construção de ponto de vista, a formulação textual pode apresentar a resposta sob uma forma interrogativa, como vemos na imagem. III. Os elementos verbovisuais contextuais que acompanham o nome do autor (a patente militar; as bandeiras dos EUA, Israel e Brasil; a figura bovina; o nome do perfil @direitasiqueira) não são indispensáveis para a construção de sentidos na interpretação da mensagem. IV. Ao desconsiderar os elementos verbovisuais que não estão no corpo da mensagem, o processo interpretativo ainda consegue captar a ironia como processo estruturante da mensagem. V. O fato de a mensagem ser toda escrita em letras maiúsculas colabora para uma orientação interpretativa que reforça sua credibilidade.
I. A argumentação do autor da publicação não segue a sequência argumento/contra-argumento/resposta. II. Para considerar o elemento resposta no processo de construção de ponto de vista, a formulação textual pode apresentar a resposta sob uma forma interrogativa, como vemos na imagem. III. Os elementos verbovisuais contextuais que acompanham o nome do autor (a patente militar; as bandeiras dos EUA, Israel e Brasil; a figura bovina; o nome do perfil @direitasiqueira) não são indispensáveis para a construção de sentidos na interpretação da mensagem. IV. Ao desconsiderar os elementos verbovisuais que não estão no corpo da mensagem, o processo interpretativo ainda consegue captar a ironia como processo estruturante da mensagem. V. O fato de a mensagem ser toda escrita em letras maiúsculas colabora para uma orientação interpretativa que reforça sua credibilidade.