Filtrar


Questões por página:

 

Considerando essa problemática e o que está previsto na Lei Nº 9.795 de 1999 que institui a Política de Educação Ambiental no país, são objetivos da Educação Ambiental no Brasil:

 

I. O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações;

II. O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;

III. O fortalecimento da compreensão da ciência como produtora de tecnologias que proporcionam apenas o bem-estar social;

IV. O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;

V. O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade;

VI. O desenvolvimento de competências socioemocionais restritas a práticas conservacionistas ou sobre reciclagem.

 

Desse modo, podemos afirmar que:

Os Protostomia estão divididos em Spiralia e Ecdysozoa, como é consensual hoje. Entretanto, a edição anterior do livro (Brusca & Brusca 2007) utilizava uma outra hipótese filogenética para os protostômios, a Hipótese Articulata. Esta hipótese diferia da atual principalmente por:
As comunidades biológicas variam muito quanto ao número de espécies. Uma floresta tropical, por exemplo, apresenta mais espécies de árvores que uma floresta temperada. Os ecólogos buscam compreender essa variação em escalas espaciais e temporais. Dentre os descritores das comunidades destacam-se a diversidade e composição de espécies, importantes base científica para a geração de hipóteses. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.

Maior grupo de plantas do mundo, as angiospermas, também tratadas como divisão Magnoliophyta, têm seu nome derivado do grego angio = urna e sperma = semente. Esses termos juntos fazem alusão à presença do fruto envolvendo as sementes. Além da presença de carpelos desenvolvidos protegendo as sementes, há uma série de apomorfias definindo o grupo, tais como o desenvolvimento de ápice caulinar com túnica-corpo em duas camadas, estômatos com as bordas das células-guarda no mesmo nível do poro, flores perfeitas (bissexuadas), óvulos marginais, anátropos, bitegumentados e tegumentos com duas a três células de espessura, pólen bicelular ou eventualmente tricelular no momento da liberação da antera, presença de sifonogamia, tubo crivado (floema) alongado com paredes de calose, dupla fecundação e endosperma triploide e celular (APG III 2009, citado por FORZZA, RC., org., et al.,2010). De acordo com as características reprodutivas apresentadas abaixo, identifique o mecanismo de reprodução sexuada utilizado pelas espécies A e B e assinale a alternativa correspondente a estes.

 

O corpo lúteo permanece ativo durante o início da gestação devido a um hormônio peptídico secretado pelas vilosidades coriônicas e pela placenta em desenvolvimento. Este é definido como sendo: