Filtrar


Questões por página:
Choque é um estado de má perfusão tecidual. Sobre o reconhecimento do choque em pediatria, marque a alternativa CORRETA:
Criança,7 anos, previamente hígida, chega ao Pronto Atendimento acompanhada pelos pais, com relato de edema periorbitário de aparecimento súbito. Mãe afirma ainda urina escura, como caldo de carne. Ao exame clínico foi constatada hipertensão arterial. Sobre o caso clínico acima, marque a alternativa CORRETA.
A cardiopatia congênita é definida por Mitchell et al. como uma alteração estrutural do coração ou dos grandes vasos da base, com significância funcional real ou potencial. O pediatra tem função importante na evolução do curso natural das cardiopatias congênitas, devendo reconhecê-las e aplicar a melhor conduta clínica antes de encaminhar os pacientes a um centro especializado. Sobre as cardiopatias congênitas, marque a alternativa CORRETA:
A dor abdominal aguda é uma das queixas mais comuns nos serviços de emergência pediátrica. Ao avaliar uma criança com dor abdominal é necessário que o pediatra faça a distinção entre as doenças clínicas e as cirúrgicas, para que o tratamento adequado seja iniciado o mais breve possível. Entre as urgências abdominais cirúrgicas, marque a mais comum nos lactentes:
O conhecimento dos distúrbios do ritmo é de extrema importância para o pediatra geral. Sabe-se que a identificação de um ritmo específico pode mudar a abordagem e o prognóstico de uma criança vítima de uma parada cardíaca. Em relação aos distúrbios do ritmo, marque a alternativa CORRETA: