Filtrar


Questões por página:

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.


I – A atresia biliar deve ser identificada rapidamente quando se combinam o exame físico, a cintilografia, a biópsia percutânea e o nível de alfa-1-antitripsina sanguíneo. Sendo indicada a cirurgia de Kasai antes da oitava semana de vida para favorecer o prognóstico destes pacientes.

II – Os pacientes que apresentam cistos de colédoco podem desenvolver colangite, cirrose, hipertensão porta e carcinoma quando a patologia não é diagnosticada.

III – A perfuração idiopática do sistema biliar extra-hepático é a segunda causa mais comum de icterícia cirúrgica em bebês.

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA :


I – A persistência anormal das estruturas branquiais inclui cistos, trajetos fistulosos e vestígios cartilaginosos, como seios e apêndices auriculares. A maioria dessas lesões decorre de erros da embriogênese do terceiro arco branquial.

II – A formação defeituosa do pavilhão auditivo externo resulta em pequenos plicomas, vestígios cartilaginosos e cistos subcutâneos. Estas lesões não têm relação com os vestígios da fenda branquial, mas também são vulneráveis à infecção e ao crescimento.

III – O cisto tireoglosso é a massa persistente mais frequente na linha média do pescoço e o cisto congênito mais comum nessa região. A infecção pode ser o primeiro sintoma e dificulta a diferenciação com a adenite cervical aguda.

Sobre a atresia de esôfago, marque a resposta CORRETA:
Um bebê de 40 semanas de gestação, cuja mãe não fez pré-natal, apresenta defeito de parede abdominal com evisceração de duas hemiplacas de bexiga e uma cecal/intestinal. Com relação às placas vesicais, a placa intestinal está em qual posição?

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.


I – Do ponto de vista histológico, os teratomas podem ser classificados, quanto à maturidade, em graus de I a IV, podendo originar outros tumores germinativos como carcinoma embriogênico, tumor do saco vitelino e o cariocarcinoma.

II – Os teratomas sacrococcígeos são mais frequentes nas meninas, enquanto que os teratomas retroperitoneais ocorrem em crianças acima de 5 anos, frequentemente meninas, associado à Síndrome de Klinefelter.

III – Os teratomas mediastinais, normalmente localizam-se no mediastino ântero-superior, podendo aparecer também póstero-superior, o tumor precisa ser excisado totalmente através da esternotomia ou toracoscopia.