Filtrar


Questões por página:

As doenças cardiovasculares, principalmente o infarto agudo do miocárdio (IAM), representam a principal causa de morte e incapacidade no Brasil e no mundo. De maneira geral, a abordagem terapêutica das síndromes coronarianas agudas tem por objetivo prevenir e tratar as complicações resultantes da isquemia/necrose miocárdica. Em relação à terapêutica medicamentosa utilizada no manejo do IAM, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e em seguida marque a alternativa que contém a sequência de correlação CORRETA, na ordem de cima para baixo.

1. Morfina.

2. Oxigênio.

3. Nitrato.

4. Betabloqueadores.

( ) Reduz a pressão arterial e o índice cardíaco reduzindo o consumo de oxigênio miocárdico por minuto e por batimento. Possui efeitos favoráveis na oferta e demanda de oxigênio refletindo na diminuição da produção de lactato miocárdico e diminuição da arritmia ventricular.

( ) Atua como limitador da lesão isquêmica imposta ao miocárdio reduzindo a intensidade de elevação do segmento ST ao exame eletrocardiográfico. A administração em excesso pode levar à vasoconstrição sistêmica com seus efeitos deletérios.

( ) Consiste na dilatação abrupta das veias, o que reduz a pré-carga, o débito e o trabalho cardíaco, além de promover vasodilatação coronariana e reduzir a ocorrência de espasmo. Dessa forma, o balanço entre oferta e demanda é reestabelecido resultando em alívio da dor.

( ) Possui ação vasodilatadora (principalmente venodilatadora). Promove o alívio da dor, redução da pressão arterial e da pré-carga, do consumo miocárdico de oxigênio e, consequentemente, dos sintomas congestivos.

Entre as opções abaixo, marque a alternativa que NÃO representa fatores de risco para a hipotensão pós-anestésica:
Marque a alternativa CORRETA. São complicações tardias das transfusões de sangue e componentes:
Marque a alternativa CORRETA. Paciente de 68 anos, do sexo feminino, cor branca, encontra-se acamada há 6 meses devido a um acidente vascular encefálico. Nesse período, em consequência da imobilidade, desenvolveu na região sacral uma lesão cutânea com perda total de tecido, bordas com presença de esfacelo e todo leito da ferida coberto por tecido enegrecido, seco e aderido. Baseado nestes dados, podemos afirmar que a paciente possui uma úlcera por pressão (UP) classificada como:

Um paciente aguardava atendimento no pronto socorro quando apresentou parada cardiorrespiratória. Após 45 minutos de reanimação, o paciente retomou o ritmo cardíaco sinusal e recebeu 250ml de solução de bicarbonato de sódio 8,4% via endovenosa. Após análise gasométrica de amostra de sangue arterial, observou-se o seguinte resultado: pH 7,31; PaO2 70mmHg; PaCO249mmHg; HCO3 31; BE -5. Marque a alternativa CORRETA que caracteriza a condição clínica deste paciente: