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Leia os textos a seguir.
TEXTO II
“O romance ‘Grande Sertão: Veredas’ é considerado uma das mais significativas obras da literatura brasileira. Publicada em 1956, inicialmente chama atenção por sua dimensão – mais de 600 páginas – e pela ausência de capítulos. Guimarães Rosa fundiu nesse romance elementos do experimentalismo linguístico da primeira fase do modernismo e a temática regionalista da segunda fase do movimento, para criar uma obra única e inovadora.”
“GRANDE Sertão: Veredas” – Resumo da obra de Guimarães Rosa. Guia do Estudante,03 de setembro de 2012. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/grande-sertaoveredas-resumo-da-obra-de-guimaraes-rosa/. Acesso em: 10 mar.2023.
A referência feita pelo texto I a uma famosa obra da literatura brasileira configura-se como um exemplo de
“Pressinto a catástrofe esperada. Salto da cama e aguço o ouvido: barulho de luta. Corro à escada, galgo-a aos três degraus e no topo esbarro com a porta fechada. Tento abri-la: não cede. Escuto: era de fato luta. Rolavam corpos pelo chão, fazendo retinir os vidros da lanterna, e ouvia-se um resfolego surdo, entremeado de embates contra os móveis. Trevas absolutas. Nenhuma réstia de luz coava para a escada.”
MONTEIRO LOBATO, José Bento Renato. Os faroleiros. In: Urupês. São Paulo: Brasiliense,1969.
Os sujeitos gramaticais dos verbos “escutar” e “ouvir” empregados nesse excerto são classificados, respectivamente, como
“Duas das perguntas mais difíceis que todos temos de responder foram feitas por Jesus, numa de suas falas públicas às multidões que o seguiam: ‘Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?’ e ‘Que daria um homem em troca da sua alma?’. Os questionamentos do mais popular líder que a humanidade conheceu são, não apenas pertinentes, mas necessários para nos fazer pensar no tipo de jornada que construímos em nossa vida. Existem duas questões nevrálgicas nesta fala do mestre de Nazaré: uma diz respeito à ideia da ambição; a outra, ao conceito de alma. E estão ambas presentes no texto. A primeira ideia aparece de modo implícito quando Jesus fala sobre ‘ganhar o mundo’. A segunda, explicitamente, quando ele menciona o risco de se ‘perder a alma’. [...]”
GUANAES, Daniel. Viver sem perder a alma. Jornal do Brasil,23 de fevereiro de 2023. Opinião. Disponível em: https://www.jb.com.br/pais/opiniao/artigos/ 2023/02/1042420-viver-sem-perder-a-alma.html. Acesso em: 12 mar.2023.
Observando-se a construção do texto apresentado, percebese que a estratégia de progressão temática empregada pelo autor no segundo parágrafo é o(a)
“A semelhança entre o padrão de interação dos neurônios do cérebro humano e a colônia de formigas torna esta última objeto da hipótese de ser uma estrutura apta a ter uma consciência. [...] A colônia de formigas, se considerada um organismo, poderia ser um sujeito apto a ter experiências internas.”
FONSECA, Anderson Luiz do Vale. É a colônia de formigas um organismo consciente? Griot: Revista de Filosofia, Amargosa-BA, v.23, n.1, p.70-86, fevereiro de 2023. Disponível em: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/griot/article/view/3220/1838. Acesso em: 13 mar.2023.
Quantos ditongos decrescentes existem no texto?