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INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 06.
Art.3º: É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
BRASIL. Lei n.º 10.741, de 1º de outubro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm . Acesso em: 21 mar.2020.
O artigo acima compõe o Estatuto do Idoso, Lei n.º 10.741/2003, alterada pela Lei n.º 13.466/2017. Ele estabelece que a supracitada prioridade seja garantida através de qual dos aspectos seguintes?
INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 05.
Entretanto, para as visões que consideram o racismo um fenômeno institucional e/ou estrutural, mais do que a consciência, o racismo como ideologia molda o inconsciente. Dessa forma, a ação dos indivíduos, ainda que conscientes, "se dá em uma moldura de sociabilidade dotada de constituição historicamente inconsciente". Ou seja, a vida cultural e política no interior da qual os indivíduos se reconhecem enquanto sujeitos autoconscientes e onde formam os seus afetos é constituída por padrões de clivagem racial inserida no imaginário e em práticas sociais cotidianas. Desse modo, a vida "normal", os afetos e as "verdades" são inexoravelmente perpassados pelo racismo, que não depende de uma ação consciente para existir. (grifos do autor)
Fonte: ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen,2019.
Considerando-se a atuação do psicólogo diante do que o excerto acima apresenta como ideia central, pode-se afirmar que:
INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 04.
Utilizar o princípio dos pequenos passos e especificar com muita clareza o que se espera do aluno (especialmente tornar claro para ele próprio, antes que para a instituição ou para meros formulários) são providências que podem reduzir a probabilidade de que educando e professor errem demasiada e desnecessariamente, produzindo frustrações que inibem a motivação geral para novas tentativas de aprendizagem.
Fonte: CARRARA, Kester (org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp,2004
O excerto acima faz parte de uma análise feita a partir de uma das abordagens teóricas que compõem a Psicologia. Nesse caso, uma abordagem em relação ao processo de aprendizagem. É possível afirmar que esse trecho se refere ao (à)
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 03.
O transtorno da personalidade foi, ao longo dos últimos dois séculos, nomeado de diversas formas: insanidade moral (“moral insanity”, de Prichard), monomania moral, transtorno ou neurose de caráter etc. Entretanto, o termo que mais se tornou popular entre os profissionais de saúde mental foi psicopatia. Tal vocábulo, infelizmente, foi utilizado de modo muito impreciso, ora se identificando psicopatia com personalidade sociopática, ora com transtornos da personalidade em geral.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.2. ed. Porto Alegre: Artmed,2008.
Segundo a classificação de transtornos mentais da Organização Mundial da Saúde (OMS,1993), a CID-10, os transtornos da personalidade são definidos pelas seguintes características:
I. O padrão normal de comportamento inclui poucos aspectos do psiquismo e da vida social do indivíduo, restrito a uma área.
II. Os transtornos da personalidade, geralmente, surgem na infância ou adolescência e tendem a permanecer relativamente estáveis ao longo da vida do indivíduo.
III. O padrão comportamental é mal-adaptativo, pois produz uma série de dificuldades para o indivíduo e/ou para as pessoas que com ele convivem.
IV. São condições não relacionadas diretamente à lesão cerebral evidente ou a outro transtorno psiquiátrico.
Está CORRETO o que se apresenta em:
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 02.
Art.4º - Um teste psicológico tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica.
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº.9, de 25 de abril de 2018. Brasília: CFP,2018.
O Art.4º é parte integrante da Resolução n.º 9/2018, do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e revoga resoluções anteriores a este respeito. A partir desse artigo, é possível inferir que:
I. Para um teste psicológico ser aprovado pelo SATEPSI, ele deve avaliar as características psicológicas de um comportamento humano observadas e descritas sistematicamente.
PORQUE
II. A fidedignidade de um teste psicológico se refere à estabilidade com que os escores dos avaliados se conservam em aplicações distintas desse mesmo instrumento.
Considerando-se a relação entre as asserções acima, assinale a alternativa CORRETA.