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Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a entender que a avaliação classificatória é uma prática que está carregada de preconceito e estigma e pode tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que o principal uso autoritário da avaliação tradicional é a sua transformação em mecanismo disciplinador de condutas individuais. Ou seja, os alunos que adotam comportamentos socialmente indesejáveis são punidos com notas ou conceitos menores nas instituições que adotam um modelo mais tradicional de pedagogia, afirma o texto.

III. As informações presentes no texto permitem concluir que o modelo tradicional da avaliação escolar força o professor a classificar os alunos através de notas e, a partir dessa segmentação, os educandos tendem a ter uma menor autonomia sobre as próprias escolhas de futuro pessoal e profissional.

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Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto sugere que, na prática escolar, a avaliação costuma ser perpassada por concepções autoritárias e impessoais, afetando a tomada de decisão dos professores e gestores escolares em favor de uma pedagogia distante da realidade social. Essa concepção individualista e regressiva da educação escolar, afirma o texto, é o reflexo de uma gestão pouco engajada na compreensão da realidade dos educandos.

II. O texto leva o leitor a concluir que a avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Em outras palavras, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão, afirma o texto.

III. Uma das ideias presentes no texto é a de que, no meio escolar, é frequente a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos, transformando-a em um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo em detrimento da sua função de ser um instrumento diagnóstico para o crescimento.

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Analise as afirmativas a seguir:

I. O Barroco foi uma escola profundamente intimista. A prosa, tanto nos romances como nos contos, aprofunda a tendência já trilhada por alguns autores das décadas anteriores no Brasil, em busca de uma literatura intimista, de sondagem psicológica, introspectiva, com destaque para as crônicas urbanas nas misteriosas cidades de um país recémdescoberto: o Brasil.

II. O período de 1922 a 1930 é o mais radical do movimento modernista no Brasil, justamente em consequência da necessidade de definições e do redescobrimento da cultura da Antiguidade Clássica. Daí o caráter anárquico desta primeira fase modernista e seu forte sentido saudosista, com claras referências às culturas grega e romana, aos deuses do Olimpo e aos heróis da história antiga.

III. O romance naturalista foi cultivado no Brasil por Aluísio Azevedo e Júlio Ribeiro. Aqui, Raul Pompéia também pode ser incluído, mas seu caso é muito particular, pois seu romance “O Ateneu” ora apresenta características naturalistas, ora realistas, ora impressionistas. A narrativa naturalista é marcada pela forte análise social, a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo. Os títulos das obras naturalistas apresentam quase sempre a mesma preocupação: “O mulato”, “O cortiço”, “Casa de pensão”, “O Ateneu”.

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Analise as afirmativas a seguir:

I. Manter e ampliar os programas e as ações de correção de fluxo do Ensino Fundamental, por meio do acompanhamento individualizado dos alunos com rendimento escolar defasado e pela adoção de práticas como aulas de reforço no turno complementar, estudos de recuperação e progressão parcial, de forma a reposicioná-los no ciclo escolar de maneira compatível com sua idade, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

II. Disciplinar, no âmbito dos sistemas de ensino, a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, a identidade cultural e as condições climáticas da região é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

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Analise as afirmativas a seguir:

I. Desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades da educação especial, das escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

II. Institucionalizar o programa nacional de renovação da Educação Básica, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversificada, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

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