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Leia o texto 'TERRORISMO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. No texto em análise, Mandelbaum apresenta ao leitor a ideia de que os terroristas têm grande capacidade de empregar recursos não-militares para fins destrutivos, o que dificulta a previsibilidade de seus ataques.

II. Obter o controle social – que visa a constranger o comportamento de indivíduos – é um dos possíveis objetivos políticos dos grupos terroristas mencionados no texto.

III. Realizar a tomada do território de um estado – seja para estabelecer um novo estado, seja para fazer parte de um outro estado – é um dos possíveis objetivos políticos dos grupos terroristas, de acordo com as informações apresentadas pelo autor no texto.

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Leia o texto 'O ENIGMA DE PALMARES' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. No texto, Marquese afirma que os africanos, os crioulos e os descendentes alojados em Palmares chegaram a ser vistos pelas autoridades metropolitanas como “holandeses de outra cor”, por conta da ameaça que representavam à ordem colonial portuguesa na América.

II. O texto afirma que as comunidades palmarinas possuíam uma ampla extensão territorial e uma grande quantidade de escravos fugitivos, o que as transformou em um valioso mercado consumidor de especiarias e, assim, estimulou o comércio da Colônia com essas comunidades.

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Leia o texto 'O ENIGMA DE PALMARES' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto deixa evidente que as comunidades palmarinas rebeldes resistiram a diversas incursões da Companhia das Índias Ocidentais e, após a expulsão dos holandeses, a ataques das tropas luso-brasileiras.

II. As origens das comunidades palmarinas datam do início do século XVII e sua formação como grande núcleo quilombola se deu apenas no contexto da invasão holandesa de Pernambuco, de acordo com as informações presentes no texto.

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Leia o texto 'REVOLTA DA VACINA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto afirma que a imposição da vacinação obrigatória fez com que as brigadas sanitárias pudessem entrar nas casas e vacinar as pessoas à força. Essa medida, de acordo com Mayla Porto, causou uma repulsa na população pela maneira como foi feita, além de duras críticas de setores de oposição ao governo e de veículos de comunicação.

II. O motim popular de 11 de novembro de 1904 levou ao tombamento e à destruição de carroças e bondes, afirma o texto. Nesse momento, lojas foram saqueadas e postes de iluminação foram destruídos e apedrejados, de acordo com o texto.

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Leia o texto 'REVOLTA DA VACINA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A fim de fazer cumprir a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, Oswaldo Cruz montou uma campanha nacional em moldes militares, dividindo o território brasileiro em dezesseis Áreas de Saúde e instituindo a detenção por rejeição à vacina, conforme se pode perceber após a leitura do texto.

II. A Revolta da Vacina, de acordo com o texto, ocorreu em meio a um cenário político e governamental no qual o médico sanitarista Oswaldo Cruz atuava à frente da gestão nacional da saúde e, por isso, promoveu uma reforma estrutural da cidade do Rio de Janeiro, que ficou conhecida como o “Bota Abaixo”, pois causou a derrubada de inúmeros cortiços e casebres.

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