Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'O impossível' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Ao longo de toda a sua argumentação, a autora adota uma postura clara em defesa da ciência e dos cientistas, principalmente quando ela prevê que, em breve, as inovações científicas vão garantir a extrapolação dos níveis dos reservatórios nacionais e, consequentemente, viabilizar a universalização do acesso à energia gratuita.
II. A menção à bibliografia de Nikola Tesla, no texto, é um recurso utilizado pela autora para defender a importância de se adotar uma postura “ousada” na ciência. Para ela, a ousadia nos projetos e iniciativas científicas pode trazer benefícios para a sociedade e, portanto, é algo que deve ser estimulado.
III. No texto, o trecho “Mas precisamos de cientistas, engenheiros e empreendedores com a mesma capacidade de sonhar, de desbravar o que hoje parece impossível” traz o vocábulo “Mas” que é classificado morfologicamente como advérbio de intensidade, sendo usado para intensificar algo.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'O impossível' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Ao afirmar que, para Nikola Tesla, “se formos capazes de plantar em Marte, seremos capazes de plantar no deserto do Saara”, a autora reforça o seu argumento de que o avanço tecnológico é um objetivo que exige ousadia e elevados investimentos para ser alcançado.
II. Uma das ideias principais da autora é a de que a inovação e o progresso estão relacionados, e que ser “ousado” na ciência é uma atitude que pode render grandes benefícios para a humanidade.
III. Na perspectiva da autora, o motivo primordial para que a população apoie o aumento dos investimentos em ciência e tecnologia é a certeza de que teremos sucesso em projetos “ousados” de controle ambiental e que permitam a otimização do uso comercial dos recursos natural.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'O impossível' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. No trecho “Elon Musk quer levar o homem a Marte”, a autora faz referência a uma figura publicamente conhecida como um recurso que atenua a força dos seus argumentos e, assim, torna mais crível e insólito o seu ponto de vista.
II. A autora defende no texto a ideia de que a “ousadia” em imaginar novas tecnologias é algo cada vez menos comum entre nós. Para ela, estimular os cientistas, os empreendedores e outros profissionais a pensar em algo efetivamente disruptivo para solucionar grandes problemas da humanidade é uma atitude que pode beneficiar a todos.
III. No trecho “Talvez em 2022 possamos despertar nossas consciências sobre a necessidade de abraçarmos o impossível para que tenhamos um futuro melhor”, a autora traça um paralelo entre ciência, economia e sociedade para que o leitor seja convencido de que os investimentos em projetos científicos sempre resultam em uma melhor qualidade de vida para todos.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Um recipiente cúbico com aresta igual a 155 centímetros teve 17% do seu volume preenchido por água. Assim, é correto afirmar que a quantidade de água presente em seu interior é maior que 608.075 cm³.
II. Considere dois tanques: X e Y, cujos volumes somam 1.696.231 cm³. O tanque X tem o formato de um cubo com aresta de 111 cm. O tanque Y tem comprimento igual a 155 cm, profundidade igual a Z cm e largura igual a 106 cm. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que Z deve ser igual ou maior que 43 cm.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Um reservatório com profundidade igual a 11 metros, largura igual a 23 metros e comprimento igual a 59 metros, terá um volume menor que 14.871 m³.
II. Um triângulo com medidas iguais a 91 metros de base e 99 metros de altura terá uma área correspondente a mais de 4.288 m² e menos de 4.402 m².

Marque a alternativa CORRETA: