Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

No Brasil, a NBR 9441/98 é uma das principais referências e define os sistemas de detecção e alarme de incêndios como aqueles constituídos pelo conjunto de elementos planejadamente dispostos e adequadamente interligados, que fornece informações de princípios de incêndio, por meio de indicações sonoras e visuais, e controla os dispositivos de segurança e de combate automático instalados em instalações. Com relação aos elementos que devem compor o sistema, observe as figuras e descrições a seguir, referentes a um tipo de detector, cuja ativação ocorre quando da presença de partículas e/ou gases, visíveis ou não, e de produtos de combustão, no ponto da instalação.



As duas figuras e respectivas descrições referem-se a um detector conhecido como

No que diz respeito à proteção e combate a incêndios, existe uma classificação, descrita a seguir, dos tipos de incêndios em classes.

I. Inflamáveis e produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas e gasolina.

II. Materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como tecidos, madeira, papel e fibras.

III. Elementos pirofóricos como magnésio, zircônio e titânio.

IV. Equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição e fios.

Os tipos descritos anteriormente são classificados, respectivamente, como de classes
A fim de facilitar a segregação dos resíduos, existe um padrão de cores que devem ser utilizadas na identificação dos diferentes tipos de resíduos. Assim, para plástico, papelão, resíduos perigosos e radioativos, devem ser utilizadas, respectivamente, as cores
De acordo com a NR-09, do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. São agentes físicos

De acordo com a NR-09, do Ministério do Trabalho e Emprego, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA deve incluir diversas etapas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir que indicam as etapas a serem seguidas.

I. Registro e divulgação dos dados.
II. Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia.
III. Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle.
IV. Monitoramento da exposição aos riscos.
V. Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores.
VI. Antecipação e reconhecimentos dos riscos.

A sequência correta em que as etapas devem ocorrer é