Filtrar


Questões por página:
As pessoas de uma organização são o recurso mais confiável para gerar resultados excelentes anos após ano. Suas opiniões, experiências e habilidades são o que dita a diferença entre sucesso e fracasso. Mas os mesmos líderes que proclamam que “as pessoas são nosso ativo mais importante” em geral não pensam muito quando escolhem as pessoas certas para o trabalho certo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A seleção é o processo que visa identificar os potenciais humanos para o trabalho e sua possível adaptação às funções organizacionais.
II. O recrutamento pode ser avaliado sob muitos aspectos como a eficácia dos recrutadores, a origem dos recrutados e os métodos empregados.
III. A entrevista é, sem dúvida, dentre todos os métodos empregados para esse fim o mais utilizado.
IV. A entrevista parece ter o maior peso na escolha do candidato, ou seja, o candidato que tiver desempenho insatisfatório na entrevista dificilmente será contratado.
V. O entrevistador pode ter distorções perceptivas como o efeito halo, em que a impressão geral de um candidato é baseada em uma única característica como inteligência e boa comunicação.
Está correto o que se afirma em
Na virada do século, os automóveis eram um luxo que somente os ricos podiam pagar. Eram montados por artesãos que construíam o carro completamente e de uma só vez no chão da fábrica. Esses trabalhadores não eram especializados e Henry Ford acreditava que eles perdiam tempo e energia colocando as partes necessárias nos carros. Podemos afirmar que a Ford adotou uma abordagem revolucionária na fabricação de automóveis utilizando:
De acordo com Max Weber, as organizações formais modernas se baseiam em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente. Charles Perrow está entre os que acreditam que o tipo ideal de Weber nunca é alcançado, porque as organizações são essencialmente sistemas sociais, feitos de pessoas; e as pessoas não existem apenas para as organizações. Os funcionários não são seres exclusivamente burocráticos e as organizações refletem as imperfeições dos seres humanos vistas pelas disfunções da burocracia. Diante do exposto, NÃO apresenta uma disfunção da burocracia:
Um empresário tinha todo o seu tempo tomado pela administração dos negócios de sua indústria. Seus filhos foram envolvidos desde cedo nos negócios da família que progredia a cada ano, requerendo maior envolvimento e dedicação por parte dos gestores. Para o dono da empresa, a eficiência era o grande foco. Seus filhos adquiriram grandes conhecimentos de gestão e observaram que a empresa necessitava de mudanças em seus processos de gestão para se tornar competitiva em um mercado tão acirrado. Para tanto, relacionaram alguns problemas que deveriam ser eliminados. Considerando o caso hipotético, NÃO apresenta um problema relacionado:
Missão organizacional, a declaração do alcance da organização em termos de produto e de mercado, se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida. Deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo e não em termos de oferecer algum produto ou serviço; por isso, deve contemplar os seguintes aspectos, EXCETO: