Filtrar


Questões por página:
A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita, causada por protozoário. Apresenta quadro clínico variado, desde infecção assintomática a manifestações sistêmicas extremamente graves. Do ponto de vista prático, é importante fazer uma distinção entre as manifestações da doença. De acordo com o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Toxoplasmose ocular. 2. Linfadenite toxoplasmática. 3. Toxoplasmose febril aguda.
( ) Na maioria das vezes, a infecção inicial é assintomática. Porém, em muitos casos, pode generalizar-se e ser acompanhada de exantema. Às vezes, sintomas de acometimento pulmonar, miocárdico, hepático ou cerebral são evidentes. As lesões resultam da proliferação rápida dos organismos nas células hospedeiras e, quando há manifestações clínicas, essas têm evolução benigna. ( ) A coriorretinite é a lesão mais frequentemente associada à toxoplasmose e, em 30 a 60% dos pacientes com esta enfermidade, a etiologia pode ser atribuída ao toxoplasma. Dois tipos de lesões de retina podem ser observados: a retinite aguda, com intensa inflamação, e a retinite crônica, com perda progressiva de visão. ( ) Envolve os nódulos linfáticos cervicais posteriores. Esse quadro é capaz de persistir por uma semana ou um mês e pode assemelhar-se à mononucleose infecciosa, acompanhada por linfócitos atípicos no sangue periférico. A regional pode estar relacionada à porta de entrada, durante a síndrome febril aguda.
A sequência está correta em
A contaminação de pacientes, durante a realização de um procedimento ou por intermédio de artigos hospitalares, pode provocar infecções graves e de difícil tratamento. Procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos são fatores que contribuem para a ocorrência de infecção. São considerados procedimentos invasivos, EXCETO:
As reações anafiláticas são causadas na maioria das vezes por alimentos, picadas de insetos ou contato com outros animais e por drogas (medicações), sendo estas as mais prevalentes. São fatores desencadeantes de reações anafiláticas, EXCETO:
“É uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de exantema de aspecto maculopapular e distribuição centrípeta que, após algumas horas, adquire aspecto vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas, em três a quatro dias. Podem ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos. A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas, que se apresentam nas diversas formas evolutivas, acompanhadas de prurido.” Assinale a alternativa que corresponde à doença mencionada.
A equipe de enfermagem tem importante papel na manutenção dos artigos hospitalares de sua unidade de trabalho, seja em ambulatórios, unidades básicas ou outros setores em que esteja atuando. Para sua previsão e provisão, deve-se levar em consideração as necessidades de consumo, as condições de armazenamento, a validade dos produtos e o prazo de esterilização. Os artigos utilizados nos serviços de saúde são classificados em três categorias, conforme o grau de risco de provocar infecção nos pacientes. Nesse sentido, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Artigos críticos. 2. Artigos semicríticos. 3. Artigos não críticos.
( ) Artigos como comadre, papagaio e termômetros. ( ) Instrumental cirúrgico, agulhas, catéteres intravasculares e dispositivos a eles conectados, como equipos de solução e torneirinhas. ( ) Equipamentos de anestesia e endoscópios.
A sequência está correta em