Questões de Concurso
Filtrar
7.180 Questões de concurso encontradas
Página 253 de 1.436
Questões por página:
A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens epistemológicas que coadunam com a busca pela integração e articulação da ação pedagógica. Sobre essas abordagens, julgue o item a seguir.
A transdisciplinaridade consolida-se como campo fértil na articulação entre os diferentes níveis de organização do conhecimento (disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade) e, em uma postura de transcendência, amplia-se para além deles.
A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens epistemológicas que coadunam com a busca pela integração e articulação da ação pedagógica. Sobre essas abordagens, julgue o item a seguir.
O conceito de interdisciplinaridade não é unívoco, mas é possível afirmar que a interdisciplinaridade diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra, e pode ser verificada a partir de três graus: a) um grau de aplicação; b) um grau epistemológico; c) um grau de geração de novas disciplinas.
Muitas vezes, moral e ética são palavras empregadas como sinônimos, designando um conjunto de princípios ou padrões de conduta. Sobre a ética na educação, julgue o item a seguir.
Ética diz respeito às relações humanas presentes no interior da escola e àquelas dos membros da escola com a comunidade.
Muitas vezes, moral e ética são palavras empregadas como sinônimos, designando um conjunto de princípios ou padrões de conduta. Sobre a ética na educação, julgue o item a seguir.
Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas.
São verificadas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira. Sobre essas diferentes tendências, julgue o item a seguir.
A tendência crítico-social dos conteúdos, assim como a libertadora e libertária, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.