Filtrar


Questões por página:
Betti (2012) destaca a decisiva influência das mídias, no direcionamento de tendências da cultura corporal de movimento, com importantes repercussões para a Educação Física, entendida esta tanto como área de conhecimento como de intervenção profissional. Sobre as tendências de influência da mídia, apontadas por Betti (2012), sobre a cultura corporal de movimento analise as afirmativas:

I. Novas esportivizações, fenômeno que tende a assimilar as diversas formas da cultura corporal de movimento ao modelo do esporte de inclusão social.
II. Progressivo distanciamento do esporte espetáculo das demais formas da cultura esportiva, afastamento este provocado pelas mídias e pelas grandes corporações econômicas, as quais, cada vez mais, assumem o gerenciamento do esporte como espetáculo televisivo.
III. Vinculação valorativa do exercício físico à saúde, que a tradição Educação Física conhece tão bem, foi deslocada para o valor da beleza, segundo um padrão imposto pelas mídias.

Estão corretas as afirmativas:
Considerada um componente curricular obrigatório da Educação Básica, a Educação Física, é facultativa ao aluno em algumas situações, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). Analise as afirmativas acerca das possibilidades de situações em que a Educação Física pode ser facultativa ao aluno:

I. Aluno que cumpra jornada de trabalho de trabalho igual ou superior a oito horas diárias. II. Aluno maior de 30 anos. III. Aluno que tenha prole.

Estão corretas as afirmativas:
A Educação Física escolar ao longo da história no Brasil se caracterizou sob diferentes perspectivas. Estas diferentes caracterizações da Educação Física ao longo da história recrutaram conteúdos que foram significativos aos seus respectivos momentos. Assinale a alternativa que apresenta cronologicamente, desde sua introdução até os dias atuais, os conteúdos que foram representativos / paradigmáticos da Educação Física na escola.
As contribuições que podem ser dadas à aprendizagem motora em grande medida estão relacionadas à quantidade e a qualidade da prática. Schmidt e Lee (2016) enunciam formas de organização da prática capazes de conferir qualidade à prática. Analise as afirmativas acerca dos tipos de prática propostas por estes autores:

I. Prática em blocos: sequência prática na qual os indivíduos treinam repetidamente a mesma tarefa.
II. Prática randômica: sequência prática na qual os indivíduos praticam um número de variações de uma dada classe de tarefas durante uma sessão.
III. Prática constante: sequência prática na qual os indivíduos treinam apenas uma variação de uma classe de tarefas durante uma sessão.
IV. Práticas variada: sequência prática na qual os indivíduos realizam uma variedade de diferentes tarefas sem ordem específica, assim evitando, ou minimizando, repetições consecutivas de qualquer tarefa única.

Estão corretas as afirmativas:
Uma habilidade motora pode ser entendida como um padrão de movimento fundamental apurado com acuidade, precisão e controle. A classificação das habilidades motoras comporta diversos aspectos, e este processo permite generalizações, que são importantes ao seu estudo. Com relação a classificação das habilidades motoras analise:

“Nesta classificação de habilidades motoras o seu desenvolvimento permite observar pontos bem definidos de início e término.”

Segundo Magill (2000) esta definição corresponde a classificação de habilidades motoras do tipo: