Filtrar


Questões por página:
Assinale a frase correta quanto à correspondência de pessoa e número entre os verbos:
“Não quero ser pessimista, mas nós - como indivíduos e como sociedade - temos muitos problemas críticos para enfrentar. Criamos um padrão de vida que é incompatível com os recursos do planeta, um padrão predatório. Nossa ideia de progresso é materialista, individualista e insaciável. Tornamo-nos escravos das tec­nologias que criamos para tornar nossas vidas mais fáceis. A maioria das coisas a que chamamos de trabalho se resume ao preenchimento de modelos e repetições. Com poucas exceções, os processos se tornaram mais importantes do que as pessoas.”

(Charles Bezerra. Cultura e inovação. Jornal do Brasil on line.23/01/2014.)

Considere as afirmativas abaixo para, em seguida, assinalar a resposta correta sobre elas:
I. As tecnologias foram criadas para tornar a vida humana mais fácil. II. Os problemas críticos a serem enfrentados são em pequeno número. III. As tecnologias criadas pelo homem atingiram totalmente seu objetivo.

“ Os turcos veem a si mesmo de forma diferente."

Esse enunciado apresenta desvio gramatical que se encaixa no domínio da:
“A manutenção do emprego urbano tem dependido principalmente do setor de serviços, com a oferta de ocupações de baixa produtividade e com exigências muito limitadas de qualificação. Ainda assim, a massa de rendimentos continuou a crescer.0 consumo foi sustentado pela combinação de salários, de financiamentos de fácil acesso - restrições ao crédito são muito recentes - e de estímulos por meio da redução temporária de tributos.”

(Rolf Kuntz. Sem muitas opções, que tal uma política séria? - 0 Estado de S. Paulo - 18/01/2014

A forma composta “tem dependido” (1.1) foi empregada com o objetivo de denotar:
“O primeiro de maio é o único dia verdadeiramente universal da humanidade inteira, o único dia no qual coincidem todas as histórias e todas as geografias, todas as línguas e as religiões e as culturas do mundo; mas, nos Estados Unidos, o primeiro de maio é um dia como qualquer outro."

(Eduardo Galeano. A Desmemória. s.n.b. adaptado)

Marque a alternativa que contém o termo que poderá substituir a conjunção "mas” sem alterar o sentido da frase em que ela ocorre no texto.