Filtrar


Questões por página:
Sobre os ângulos avaliados em um levantamento topográfico, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Ângulo nadiral. 2. Ângulo zenital. 3. Ângulo de inclinação. 4. Azimute.
( ) Ângulo medido a partir da vertical do lugar, tomando como base uma direção em relação ao espaço.

( ) Ângulo medido com auxílio de uma bússola ou equipamentos topográficos; relacionado às coordenadas geográficas e aos pontos cardiais.

( ) Ângulo medido a partir da vertical do lugar, tomando como base a direção em relação ao centro da Terra.

( ) Ângulo vertical medido a partir da linha do horizonte em levantamentos altimétricos.

A sequência está correta em
Em relação ao levantamento de detalhes que, objetiva coletar dados no terreno com a finalidade de determinar a posição exata que ocupam os detalhes em relação à poligonal de exploração, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Prolongamento de lados. 2. Coordenadas. 3. Irradiação. 4. Intersecção de visadas.

( ) Necessária a utilização de um teodolito ou equipamento similar para medição dos ângulos. Baseia-se no estabelecimento de um triângulo determinado, através da definição de um ângulo e da distância linear (r; θ).

( ) Baseia-se na determinação da posição dos pontos por interseção de duas ou mais visadas, através apenas de medidas angulares.

( ) Técnica que apresenta como principal vantagem o fato de utilizar somente instrumentos simples, como trena e nível de mão. Porém, não permite o levantamento de detalhes de benfeitorias com detalhes puntiformes.

( ) Faz uso de instrumentos como prismas, balizas e nível de mão, sendo aplicados conceitos matemáticos ligados à geometria analítica, como sistema de posição (x, y) em um plano cartesiano.

A sequência está correta em
É fato que qualquer levantamento topográfico está sujeito a erros; no entanto, o profissional pode reduzir significativamente as ações dos erros nos seus resultados. Alguns erros que acontecem no levantamento topográfico podem provocar prejuízos financeiros irreparáveis. Sobre erros de graficismo e precisão de escalas topográficas, analise as afirmativas a seguir.

I. A precisão da escala é a conversão do erro de graficismo para medidas reais.
II. O erro de graficismo, como o próprio nome sugere, são erros cometidos pelo desenhista ao marcar pontos num desenho.
III. Uma escala 1:2000 apresenta um erro de graficismo de 400 mm.
IV. Uma escala 1:200 apresenta uma precisão mínima de 40 mm.

Está correto o que se afirma em
A NBR 6492/2021 trata da documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos e seus requisitos para a elaboração de projetos; dentre eles, a convenção para a representação dos materiais. Em relação à representação dos materiais em hachuras, observe as ilustrações presentes na Tabela 2:

Tabela 2: Representação de diferentes materiais.
Imagem associada para resolução da questão



Relacione adequadamente cada figura ao seu respectivo material.
As linhas são elementos representativos em desenho técnico amplamente utilizadas em projetos topográficos. Tendo em vista que a NBR 16861/2020 – Desenho técnico — Requisitos para representação de linhas e escrita, mostra uma séria de informações relacionadas à utilização de linhas em desenho técnico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São subtipos de linhas classificadas como estreita, larga e extralarga.

( ) A disposição de elementos pictóricos geométricos regularmente recorrentes em associação com linhas contínuas deve ser executada sem e com interrupção da linha contínua.

( ) O espaçamento entre linhas paralelas, inclusive na representação de hachuras não pode ser menor que três vezes a largura da linha mais larga; esta distância deve ser, no mínimo, igual a 0,70 mm.

( ) Se duas linhas de diferentes tipos forem sobrepostas, deve ser primeiramente em ordem hierárquica a linha tracejada estreita e larga e, logo após a linha contínua, larga e extralarga.

A sequência está correta em