Filtrar


Questões por página:
Observe a descrição de dois conceitos fundamentais na geografia para a compreensão da disciplina e da maneira como as pessoas se relacionam com o ambiente em que vivem.

Descrição nº 1: refere-se a uma porção específica da superfície terrestre que possui características distintivas e únicas. Essas características podem ser físicas, como relevo, clima, vegetação e recursos naturais; ou características humanas, como cultura, história, arquitetura e população. Podem variar em tamanho, desde algo pequeno quanto uma casa ou uma árvore, até algo grande como uma cidade, estado ou país. Cada porção específica da superfície terrestre tem sua identidade única sendo identificável por suas características particulares.

Descrição nº 2: é uma área geográfica mais ampla e abrangente que compreende a interação complexa entre os elementos naturais e humanos. Inclui todos os recursos naturais; culturais; e, humanos, que formam o cenário visual e ambiental de uma região específica, tais como montanhas; rios; florestas; cidades; estradas; edifícios; campos agrícolas; e, outros elementos físicos e culturais. É resultante da interação contínua entre a natureza e as atividades humanas ao longo do tempo.

As descrições se referem aos conceitos de:
A indústria deve ser entendida como atividade integrante da cultura do homem; sobre a distribuição geográfica da indústria no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. A partir da década de 1950, um conjunto de fatores favoreceu a desconcentração produtiva e industrial no Brasil.

II. Atualmente, observa-se um movimento de dispersão industrial, tanto nacional quanto intrarregional.

III. A industrialização brasileira incialmente foi marcada pela concentração geográfica, principalmente na cidade de São Paulo e na região Sudeste do país.

IV. As cidades de médio e pequeno porte, no processo de dispersão industrial, têm oferecido, entre muitas facilidades, uma boa infraestrutura de transportes; mão de obra mais barata; mercado consumidor; e, uma excelente qualidade de vida.

Está correto o que se afirma em
Tanto no liberalismo, quanto no socialismo, a ideia de desenvolvimento substituiu a noção de progresso, com mecanismos que geram melhoras na vida da população, mas, nos países pouco desenvolvidos, tais aspectos não aconteceram para incentivar o desenvolvimento sustentável. No caso destes países, o desenvolvimento regional não chegou aos patamares dos países desenvolvidos do Hemisfério Norte, ou seja, não alcançaram o nível de modernização, aliados a outros fatores relevantes nesse processo de desencadeamento do desenvolvimento. Para se alcançar o desenvolvimento regional sustentável é necessário:
Sobre o ensino de geografia na educação fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. Para começar a trabalhar espaço, território, paisagem e lugar como categorias imprescindíveis para a explicação e a compreensão na análise geográfica, o professor deverá instigar o aluno a saber como o olhar geográfico poderá contribuir para ajudar a desvendar a natureza dos lugares e do mundo como habitat do homem.

II. A geografia, como ciência das interações entre uma multiplicidade de fenômenos naturais e sociais, deve recorrer sempre a generalizações localizadas, sem ter muito cuidado metodológico no tratamento das formas de explicações.

III. Compreender o espaço é uma condição necessária para orientar as ações do aluno como pessoa e cidadão em relação ao seu comportamento de vida na rua, na cidade ou no mundo.

IV. A geografia é uma das áreas mais privilegiadas para ajudar na explicação e na compreensão dos fenômenos geográficos, tanto pela natureza do seu objeto de estudo e ensino, quais sejam, as interações entre sociedade e natureza, quanto pelo fato de estar sempre comprometida com a especificidade dos fenômenos em relação à sua localização.

Está correto o que se afirma em
A estrutura da energia elétrica tem forte correlação com o espaço produtivo. A difusão desta energia leva à construção de sistemas técnicos independentes para atender às necessidades locais e regionais. Sobre a estrutura da energia elétrica brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. A lógica de desenvolvimento do sistema elétrico é fortemente marcada pela justificativa da ocupação e da urbanização do território nacional pelo processo de industrialização e das novas técnicas de geração.

II. Para o atendimento das necessidades elétricas das diferentes regiões do país é irrelevante a integração do sistema de forma regional e nacional. Não há necessidade de determinadas linhas se comunicarem, por meio de interfaces e subestações, com grandes sistemas nacionais.

III. Na região Norte e no Mato Grosso, tem-se o mais completo sistema de subestações e a maior densidade de linhas de alta tensão, comandando os sistemas de conexões e unificação do sistema elétrico. Na região Sudeste, tem-se alguns sistemas isolados, que são abastecidos, geralmente, por pequenas hidrelétricas.

IV. Há uma forte demanda de energia elétrica no Sudeste e Sul do país, devido à sua industrialização acelerada. Atualmente, a energia hidrelétrica corresponde a uma grande parcela do consumo nacional.

Está correto o que se afirma em