Filtrar


Questões por página:
Uma paciente de 35 anos, com queixa de dispneia, tosse e disfagia, busca atendimento. Na sua chegada à tomografia computadorizada, é possível notar as extremidades dos dedos das mãos arroxeadas. O exame tomográfico evidencia opacidades em vidro fosco e reticulações subpleurais e mais posteriores, além de padrão de faveolamento. Somado a isso, o esôfago está dilatado. Tais achados sugerem o diagnóstico de:
Uma paciente de 43 anos foi submetida a uma tomografia computadorizada de abdome por suspeita de apendicite. Como um achado incidental, o exame revelou a presença de uma massa adrenal bem circunscrita, uniforme e de baixa atenuação. Com base nas características radiológicas descritas, a principal hipótese diagnóstica para essa lesão adrenal é:
Um paciente masculino de 22 anos chega à emergência com cefaleia e redução do nível de consciência. A tomografia computadorizada demonstra área hiperdensa no lobo frontal direito. Dentre as possíveis causas, as mais prováveis são:
Um paciente de 38 anos, sem fatores de risco vascular identificáveis, apresenta sintomas recorrentes de acidente vascular cerebral isquêmico, enxaqueca com aura, distúrbios psiquiátricos e comprometimento cognitivo progressivo. Os exames de imagem revelam múltiplos infartos lacunares nos gânglios basais e lesões de alta intensidade na substância branca subcortical e periventricular. A hipótese diagnóstica mais provável, com base no quadro clínico e nos achados de imagem, é:
Um paciente do sexo masculino, de 55 anos, apresenta perda auditiva unilateral progressiva e neuropatia facial. A tomografia computadorizada demonstra uma lesão que preenche a cisterna cerebelopontina à direita e é caracterizada por um aspecto de “sorvete em um cone” e intensa impregnação pelo meio de contraste. A ressonância magnética mostra a lesão que preenche parcialmente o ângulo pontocerebelar, estendendo-se para o interior do meato acústico interno e protruindo para a cisterna cerebelopontina. A lesão é heterogênea na sequência T2, com realce intenso após a administração de contraste. Essa lesão, provavelmente, é um (a):