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Considerando-se níveis de serviço definidos de “A” a “F” no contexto de rodovias, o nível que descreve as condições de fluxo livre, em que a operação dos veículos não é virtualmente afetada pela presença de outros veículos, depende apenas das condições geométricas e das preferências dos motoristas. E o nível que descreve onde a habilidade para manobrar é severamente restringida devido ao congestionamento do tráfego, em que a velocidade é reduzida pelo volume crescente e apenas distúrbios muito pequenos podem ser absorvidos sem que se formem extensas filas são, respectivamente, os níveis:
Em estudo de filas, a variável que representa o intervalo de tempo entre a passagem da traseira e a frente de dois veículos consecutivos é:
De acordo com o Manual de Estudos de Tráfego, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT (2006), o FHP (Fator Horário de Pico) de uma determinada hora em uma determinada seção de via, calculado com base nas contagens volumétricas que registraram, nos quartos de hora, 280,275,320 e 213 veículos por hora (em ucp – unidades de carro de passeio), é:
No planejamento de transporte urbano, para se analisar e/ou identificar desvios de tráfego gerados por alterações no sistema viário (interdições ou alterações nos sentidos de direção), a pesquisa mais indicada é a:
O PNATRANS 2021 - Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2021) anexou algumas metas globais de desempenho de segurança no trânsito, definidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Essas metas estão relacionadas a seis pilares de atuação, sendo uma delas a de reduzir à metade a proporção de veículos trafegando acima do limite de velocidade e reduzir as lesões e mortes relacionadas a velocidade até o ano de 2030. Esta meta está relacionada aos pilares: