Filtrar


Questões por página:
Segundo Coll e Marti, a continuidade de estudos sobre o uso de NTIC é necessária, sobretudo em três temas. O primeiro diz respeito ao estudo de mecanismos de influência educacional nos ambientes de ensino e aprendizagem. O segundo, ao estímulo e de situações de aprendizagem colaborativa. O terceiro diz respeito:
Coll e Martí defendem o uso das novas possibilidades de representação e de transmissão da informação e da comunicação denominadas NTIC, que não criam um novo sistema de signos. O que elas fazem, de fato, é criar, a partir da integração dos sistemas clássicos, condições totalmente novas de tratamento, de transmissão, de acesso e de uso das informações transmitidas pelos suportes clássicos da escrita, das imagens, do som ou da fala. Estas condições conferem às NTIC características específicas como instrumentos psicológicos, como mediadoras do funcionamento psicológico das pessoas que as utilizam. As principais características apontadas por Coll e Martí são:
Segundo Coll, no contexto da teoria da conversação de Grice, é descrito o princípio de cooperação, que rege as conversas, e as nove regras ou máximas de conversa, mediante as quais os participantes tornam possível a cooperação. Estas nove regras de conversação são categorizadas em quatro dimensões. São elas, as máximas de:
Segundo Coll, os estudos de Sinclair e Coulthard, realizados a partir da análise das produções verbais de professores e alunos, foram os que mais contribuíram para o discurso educacional. Os resultados desses estudos levaram à conclusão de que a organização das atividades educacionais está estreitamente relacionada com uma estruturação do discurso de natureza hierárquica, cujo elemento básico é a estrutura de intercâmbio denominada:
Para que a aprendizagem estratégica seja realizada, Pozo, Monereo e Castelló (em Coll, Marchesi e Palacios) relevam a distinção estabelecida por Shiffrin e Schneider, entre dois tipos de processamento. São eles: