Filtrar


Questões por página:
O contexto social é um ponto de partida (e de chegada) geral para a atuação do terapeuta ocupacional, que perpassa horizontalmente diferentes subáreas e grupos populacionais, requerendo o questionamento prévio sobre onde se está para que possa, efetivamente, trabalhar com a inserção e participação social de diferentes sujeitos, individuais e coletivos. Nas especificidades do campo da terapia ocupacional social, pode-se dizer que:
Em relação ao ambiente domiciliar do idoso e às quedas, pode-se dizer que:
De acordo com o artigo 9º do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, constituem-se deveres fundamentais do terapeuta ocupacional, segundo a área e a atribuição específicas, EXCETO:
A terapia ocupacional pode contribuir para o equacionamento de questões que se impõem pelas desigualdades, contradições sociais e confrontos culturais. Nesse contexto, dois elementos que Paulo Freire traz são importantes na clínica do terapeuta ocupacional na área social. Eles são:
As abordagens grupais em terapia ocupacional são um importante recurso terapêutico. Um dos princípios que norteiam essa prática é a ideia de que o fazer tem efeito terapêutico. Em relação às características estruturais, o grupo aberto é aquele em que: