Filtrar


Questões por página:

Leia com atenção os dois anúncios abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/ hemeroteca-digital/.

Acesso em: 23 jan.2023.


Veiculados, respectivamente, nos séculos XIX e XX, os dois anúncios acima, comparados indicam:

Criador de um programa pioneiro na Rádio Philips, em 1932, no Rio de Janeiro, o pernambucano Ademar Casé oferecerá um espaço publicitário a Albino, dono da padaria Bragança, em Botafogo, Zona Sul do Rio mas não despertara um naco do entusiasmo lusitano. Firmou-se, porém, um acordo: se ele gostasse de um anúncio especialmente criado para o negócio, assinaria um contrato de publicidade. O encarregado foi o caricaturista Antônio Nássara. O produto ficou o seguinte refrão: “Oh Padeiro desta Rua. // Tenha sempre na lembrança // Não me traga outro Pão que não seja o Pão Bragança.2X
Disponível em: http://www.encurtador.com.br/gmwz5. Acesso em: 23 jan.2023.
O formato radiofônico que levou para história esse episódio do rádio brasileiro foi:
Observe:
Quarta-Feira,28 de Fevereiro de 2018 @ 13:10 Nativa FM faz transmissão local direto de estúdio em shopping de Araraquara Araraquara – Rádio segue com a ação, inicialmente, até o dia 18 de março A Nativa FM 91.9 de Araraquara está transmitindo sua programação direto de um estúdio montado no shopping Jaraguá. A ação conta com apoio do comércio local e, segundo a direção da emissora, tem o objetivo de aproximar a rádio dos ouvintes e deve ficar, inicialmente, até o dia 18. De acordo com o diretor da emissora, Renê Bacaycoa, a emissora teve uma autorização da rede para estender o horário local aos sábados para esta ação. No domingo, o horário é das 15h às 22h com programação direto do estúdio no shopping.
Imagem associada para resolução da questão

Estúdio da Nativa FM no shopping Jaraguá
Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/ 19130-nativa-fm faz-transmissao-local-direto-de-estudio-em-shopping-de-araraquara. Acesso em: 20 jan.2023.
Ações das emissoras de rádio, como a do exemplo acima, demonstram uma vitalidade do meio e dão relevância para uma área específica profissional nas emissoras elencadas abaixo com sua principal característica:

Na obra referencial "WEBJORNALISMO: 7 CARATERÍSTICAS QUE MARCAM A DIFERENÇA" (2014), sete autores de sete países detalham conceitos que definem basicamente o jornalismo na web. O sumário está assim distribuído:
Capítulo 1 Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas - 3 João Canavilhas
Capítulo 2 Multimidialidade: informar para cinco sentidos - 25 Ramón Salaverría
Capítulo 3 Interatividade: Definições, estudos e tendências - 53 Alejandro Rost
Capítulo 4 Memória: Jornalismo, memória e história na era digital - 89 Marcos Palacios
Capítulo 5 instantaneidade: efeito da rede, jornalistas mobile, consumidores ligados e o impacto no consumo, produção e distribuição - 111 Paul Bradshaw
Capítulo 6 Personalização: análise aos 6 graus - 137 Mirko Lorenz
Capítulo 7 Ubiquidade: o 7.o princípio do jornalismo na era digital - 159 John V. Pavlik

Tratando da fruição do texto nas web em seu artigo “Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas”, o pesquisador português João Canavilhas retoma o conceito “pirâmide deitada”, que vem trabalhando desde 2006. O conceito prevê uma organização textual que tira proveito do espaço da web para oferecer conteúdo aprofundado por meio de hiperlinks. Nesta conceituação de Canavilhas, prevêse níveis e organização da leitura, na ordem a seguir:

Observe:

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.facebook.com/jornalextra/photos/

1438064306226515/, rede social do Jornal Extra, do Rio de Janeiro.

Acesso em: 20 jan.2023.

Desde 2013, grupos de comunicação compartilham número de WhatsApp para estreitar laços com seu público, estimulando a sugestão de pautas e colaborações diretas de textos, imagens, áudios e vídeos. Tais ações colaborativas, uma vez checadas, são certificadas pelo jornal, site, rádio ou TV que as veicula, certificada a veracidade desse conteúdo produzido gratuitamente pelo público. Sobre o conceito de certificação jornalística é correto afirmar que: