Filtrar


Questões por página:
Na Teoria do Comércio Internacional, há uma proposição teórica que enfatiza diferenças na dotação ou estoque de fatores de produção como a principal determinante das vantagens comparativas no comércio internacional, e busca explicitamente explicar a composição dos fluxos de comércio. Essa relação denomina-se:
O Balanço de Pagamentos consiste no registro contábil dos pagamentos efetuados entre os agentes residentes e os não residentes em determinado país. Na estrutura básica do Balanço de Pagamentos, o fluxo de renda que reflete a integração de estrangeiros em mercados de trabalho doméstico e vice-versa denomina-se:
Nas relações econômicas entre países, existem movimentos de capitais que podem promover o desenvolvimento econômico. Nesse sentido, verifica-se que a exportação e o Investimento Estrangeiro Direto (IED) são formas alternativas de fluxos, que envolvem tanto uma relação de substituição quanto de complementariedade. O IED e a exportação, com relação à empresa do país que produz o bem ou serviço, estão associadas à seguinte ideia:

A questão da globalização tem estado cada vez mais presente nos debates sobre transformações globais e nacionais, assim como nas discussões sobre alternativas de estratégias e políticas. A globalização financeira e a volatilidade dos fluxos financeiros internacionais possuem múltiplas visões. A visão que considera que a volatilidade decorre da “paranoia anti-inflacionária” e da insuficiência de demanda agregada, e propõe como solução uma maior coordenação macroeconômica dos países desenvolvidos, denomina-se:

A Teoria da Política Monetária no modelo keynesiano recebeu uma importante contribuição a partir do instrumental desenvolvido por Hicks, que descreve os fenômenos essenciais da macroeconomia. Nesse instrumental, o conjunto de pontos de equilíbrio no mercado de bens (demanda igual ao produto ofertado) representado no plano renda (Y) e taxa de juros (i) denomina-se: