Filtrar


Questões por página:
De acordo com a padronização dos protocolos laboratoriais, todos os tubos para coleta sanguínea identificados por suas características, incluindo cor da tampa e aditivos, deverão ser trocados ou preenchidos conforme a necessidade, obedecendo à seguinte ordem de coleta, ou seja, iniciando a sequência da esquerda para direita desta forma:
Um paciente relatou que acordou as 7h da manhã e urinou exatos 144 ml, tendo, porém, desprezado todo o conteúdo no vaso sanitário; a partir desse primeiro evento, passou a colecionar todas as demais micções num frasco grande fornecido pelo laboratório. Manteve o frasco em geladeira até pontualmente as 7h da manhã do dia seguinte, quando coletou a última urina. O volume total recebido no laboratório foi de 1.872 mL e o seu volume urinário minuto foi calculado como sendo:
Após coletada amostra de sangue para um hemograma, a contagem automatizada revelou uma plaquetopenia. Entretanto, ao observar a lâmina por microscopia, foram evidenciados diversos grumos plaquetários no esfregaço sanguíneo, indicando a possibilidade de ________ e sugerindo a necessidade da coleta de nova amostra em _______. Para o correto preenchimento das lacunas acima têm de ser usados, respectivamente, os termos:
A gasometria tem por objetivo avaliar indiretamente a capacidade pulmonar quanto à proporção adequada de oxigênio e remoção de dióxido de carbono, bem como observar os processos de reabsorção ou excreção renais de íons bicarbonato na tentativa de manter o pH corporal normal. Leia com atenção os itens abaixo e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso), relativamente aos procedimentos usados para coletar amostras para obtenção desses parâmetros.
( ) de punção arterial. ( ) com heparinização da seringa. ( ) com imediata centrifugação da amostra. ( ) sem contato do sangue com o oxigênio do ar. ( ) após a retração espontânea e total do coágulo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Publicações recentes relatam que cerca de 70% dos erros laboratoriais acontecem na fase préanalítica. Esta etapa se inicia com o pedido médico, incluindo informações adequadas quanto à indicação e suspeita diagnóstica, passa por diversas variáveis no preparo do paciente e envolve todo o procedimento de coleta, manuseio, conservação e transporte da amostra. As características biológicas do paciente são também outras fontes de variação que podem influenciar sobremaneira na interpretação final do resultado. São consideradas variações pré-analíticas e NÃO biológicas: