Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir sobre a abordagem não farmacológica e farmacológica da dor no trabalho de parto conforme a Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal.
I- A analgesia farmacológica, de qualquer tipo, é restrita ao ambiente hospitalar.
II- Técnicas como massagem ou aplicação de compressas mornas são recomendadas para parturientes de risco habitual que desejam alívio da dor durante o trabalho de parto, dependendo da preferência da mulher.
III- Os opioides são menos efetivos do que a analgesia neuraxial no alívio da dor, mas podem ser alternativas pelo custo mais baixo e maior disponibilidade.
IV- A Neuroestimulação Elétrica Transcutânea (TENS) é uma das medidas não farmacológicas de controle da dor no trabalho de parto que mais apresenta evidências científicas de sua efetividade.
Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a Cartilha para Tratamento de Emergência das Queimaduras, o cálculo da hidratação deve ser feito utilizando a fórmula de Parkland, que consiste em 2 a 4 ml x peso em quilogramas x superfície corpórea queimada (SCQ). Considerando para cálculo um volume de 4 ml e que uma vítima de 75 kg precisou receber 5,4 litros de ringer com lactato nas primeiras 24 horas, assinale a alternativa que corresponde a sua superfície corporal queimada.
As queimaduras são lesões decorrentes de agentes, como a energia térmica, química ou elétrica, capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Para minimizar os danos, é de extrema importância que os profissionais de saúde dominem as condutas de tratamento de emergência das queimaduras. Assinale a conduta CORRETA a ser adotada nessa situação.
Os agonistas do receptor do GLP-1 (Glucagon-like Peptide-1) fazem parte dos grupos de fármacos recomendados mais recentemente para o tratamento do Diabetes Mellitus. Esses fármacos atuam aumentando a secreção de insulina dependente de glicose, reduzindo a secreção de glucagon, retardando o esvaziamento gástrico e aumentando a saciedade. Contudo, podem causar efeitos adversos graves como pancreatite aguda. Assinale a alternativa que apresenta um representante dessa classe.
A hipertensão arterial é uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/ epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial. Sabe-se que a maioria dos pacientes hipertensos necessitará de fármacos em adição às modificações do estilo de vida para alcançar a meta pressórica. Por isso, é indispensável que os profissionais de enfermagem possuam amplo conhecimento a respeito da terapia medicamentosa dessa condição. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.