Filtrar


Questões por página:
A imunização é definida como a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. Acerca deste assunto, analise as alternativas marcando V para verdadeiro ou F para falso e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

( ) O intervalo entre as doses de vacina do HPV não deve ser superior a 12-15 meses, para que o esquema vacinal seja completado o mais prontamente, visando garantir uma elevada produção de anticorpos e a efetividade da vacinação.
( ) A vacina pentavalente será contraindicada quando houver quadro neurológico em atividade e/ou após administração da vacina.
( ) A vacina BCG deverá ser administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.
( ) A vacina contra Hepatite B deverá ser administrada na dose de 0,5ml em indivíduos de até 19 anos de idade, e 1,0ml a partir de 20 anos de idade.
A necrose do tecido provocada pela dificuldade de circulação nas regiões pressionadas, em razão do tempo em que o paciente está acamado, é denominado de:
Leia o enunciado e responda:

É um óleo vegetal e protege a ferida preservando o tecido vitalizado, mantendo úmido o meio e evitando a aderência ao leito da lesão. O enunciado trata de:
Sobre a angina do peito, assinale a assinale CORRETA:

O técnico de enfermagem deve estar preparado para atender vítimas de queimaduras de todas as idades, visto que esse tipo de acidente atinge todas as faixas etárias e todas as camadas sociais. Lesões decorrentes de queimaduras são causas importantes de morbidade e mortalidade. São causadas por diferentes agentes, nos diferentes ambientes e em situações acidentais ou provocadas, como suicídio e violência. Analise as assertivas abaixo e assinale, em seguida, a alternativa que apresenta as CORRETAS:



I- É preciso classificar as queimaduras de acordo com a profundidade do tecido lesado e extensão da lesão, com a finalidade de orientar os cuidados a serem prestados. As lesões de primeiro grau provocam eritema, dor local e formam bolhas, atingindo a epiderme e parte da derme. As de segundo grau atingem derme e epiderme, com formação de bolhas, eritema e sem formação de bolhas. As de terceiro grau atingem epiderme, derme e músculos e as lesões são secas, vermelhas e com a presença de muitas bolhas.


II- O paciente Pequeno Queimado tem comprometimento de até 10% da superfície corporal; o Médio Queimado tem lesões em até 20% de sua superfície corporal; já o Grande Queimado apresenta leões em mais de 20% de sua superfície corporal (em adultos).


III- No atendimento da vítima de queimaduras, é necessário seguir as etapas do ABCDE, segundo o Advanced Trauma Life Support Course (ATLS, 2008), ao mesmo tempo identificando lesões que coloquem a vítima de risco de vida ou em situações incapacitantes. A este atendimento deve ser acrescentada a observação de algumas particularidades relacionadas ao paciente queimado que poderão auxiliar na escolha e/ou indicação do tratamento.


IV- A limpeza das lesões de queimadura deve ser realizada no atendimento inicial, sendo feita com sabão e solução fisiológica. Não se deve retirar nenhuma parte do tecido desvitalizado ou necrosado, mesmo que sejam facilmente removíveis. A lesão não deve ser ocluída.


V- Em casos de queimaduras de terceiro grau o paciente deve ser encaminhado imediatamente a um centro especializado, após estabilização. A temperatura do ambiente deve ficar em torno de 42°C, devido à impossibilidade de se usar mantas para prevenir a hipotermia.


VI- São dois os fatores que influenciam a gravidade de lesões de queimaduras químicas: a concentração do produto e a duração do contato. Essas informações devem ser obtidas no atendimento pré-hospitalar e os profissionais devem ter cuidado com sua proteção do contato com a substância.


VII- No caso de queimaduras elétricas, o técnico deve ficar atento quanto aos parâmetros vitais, estabelecendo a monitorização cardíaca e providenciando acesso venoso o menos calibroso possível, para não traumatizar ainda mais a vítima. Esta não deve receber quantidades grandes de líquido.