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Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
A influência de John Dewey alcançou o Brasil no momento de um renovado interesse na educação popular (décadas de 1920 a 1930). A eclosão desse interesse pela educação do Povo deu-se nos fins do século XIX (1870-90). Analise as assertivas a seguir sobre a influência de John Dewey no Brasil, de acordo com Ana Mae Barbosa no seu livro John Dewey e o ensino da arte no Brasil.
I- A influência de Dewey foi recebida corretamente desde o início. Nereu Sampaio interpretou a apreciação naturalística recomendada por Dewey em A escola e a sociedade como um esforço para produzir uma representação realística.
II- Em ambos os períodos, a ideia dominante era limitar o ensino de arte somente à classe social mais abastada: arte estudada como preparação para o gerenciamento dos negócios ou como instrumento apreciador crítico da cultura.
III- Os educadores perderam de vista seus objetivos e permaneceram apegados a estratégias e modelos inaplicáveis. O mesmo aconteceu com os métodos que os Democratas de 1930 foram buscar em John Dewey.
IV- Os liberais do fim do século argumentavam que a educação popular deveria começar pela aprendizagem do desenho geométrico, cujo conteúdo (frisas decorativas, rosáceas, meandros etc.) deveria seguir os desígnios da moda arquitetônica.
Está(ão) CORRETO(S):
I- A influência de Dewey foi recebida corretamente desde o início. Nereu Sampaio interpretou a apreciação naturalística recomendada por Dewey em A escola e a sociedade como um esforço para produzir uma representação realística.
II- Em ambos os períodos, a ideia dominante era limitar o ensino de arte somente à classe social mais abastada: arte estudada como preparação para o gerenciamento dos negócios ou como instrumento apreciador crítico da cultura.
III- Os educadores perderam de vista seus objetivos e permaneceram apegados a estratégias e modelos inaplicáveis. O mesmo aconteceu com os métodos que os Democratas de 1930 foram buscar em John Dewey.
IV- Os liberais do fim do século argumentavam que a educação popular deveria começar pela aprendizagem do desenho geométrico, cujo conteúdo (frisas decorativas, rosáceas, meandros etc.) deveria seguir os desígnios da moda arquitetônica.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Uma síntese dos componentes que se inter-relacionam no processo artístico e que não devem ser esquecidos ao longo dos estudos escolares são apresentados por Ferraz e Fusari. Assinale a alternativa que apresenta a definição de público/ouvintes/espectadores:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Duarte Júnior apresenta a primeira função cognitiva, ou pedagógica da arte como sendo a de apresentar-nos eventos pertinentes à esfera dos sentimentos que não são acessíveis ao pensamento discursivo. Através da arte somos levados a conhecer nossas experiências vividas, que escapam à linearidade da linguagem. Ele também nos aponta a agilização da imaginação, a sua liberação da prisão que o pensamento rotineiro, de certa forma, lhe impõe, como segundo fator pedagógico da arte.
Assinale a assertiva que, de acordo com Duarte Júnior, apresenta o terceiro fator educativo da arte.
Assinale a assertiva que, de acordo com Duarte Júnior, apresenta o terceiro fator educativo da arte.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Toda arte é expressão, seja ela teatro, música, pintura, escultura, cinema ou dança. Trata-se de expressar, de modo concreto, a criatividade que existe em todo ser humano.” (REVERBEL,1997, p.24)
Leia as assertivas abaixo sobre teatro na escola e assinale a alternativa CORRETA:
Leia as assertivas abaixo sobre teatro na escola e assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
Analise as assertivas abaixo acerca da arte indígena no Brasil.
I- A maioria dos povos ameríndios guarda as peças, máscaras, adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de tê-las usado nos rituais.
II- Fora do contexto da encenação, elas perdem sua eficácia e seu valor, representam perigo, precisam morrer e são destruídas, desmontadas ou penduradas nas vigas das casas cerimoniais onde “morrem lentamente”.
III- O hábito de fazer peças para a exposição e contemplação, sem usá-las ou alimentá-las, não existe em nenhum grupo indígena.
IV- Os contextos de uso e circulação das peças mudam de forma significativa quando objetos e artefatos entram no circuito comercial interétnico: tornam-se emblemas de identidade étnica, peças de museus ou “obras de arte”.
Está(ão) CORRETO(S):
I- A maioria dos povos ameríndios guarda as peças, máscaras, adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de tê-las usado nos rituais.
II- Fora do contexto da encenação, elas perdem sua eficácia e seu valor, representam perigo, precisam morrer e são destruídas, desmontadas ou penduradas nas vigas das casas cerimoniais onde “morrem lentamente”.
III- O hábito de fazer peças para a exposição e contemplação, sem usá-las ou alimentá-las, não existe em nenhum grupo indígena.
IV- Os contextos de uso e circulação das peças mudam de forma significativa quando objetos e artefatos entram no circuito comercial interétnico: tornam-se emblemas de identidade étnica, peças de museus ou “obras de arte”.
Está(ão) CORRETO(S):