Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considere as palavras I. cientistas, II. conta-gotas e III. farmacêutica, que ocorrem no texto. A partir da forma de cada uma das palavras dadas, é possível identificar diferentes processos de formação. Assinale a alternativa que as classifica corretamente em relação ao seu tipo de processo de formação.

mostrar texto associado

Considere as seguintes sentenças, retiradas do texto:


I.Crane notou uma grande fila de provetas apoiadas sob um espelho, e perguntou do que se tratava.

II. Se o círculo estivesse ali, significava que havia hormônio e a mulher estava grávida.

III. A partir dali os testes caseiros de gravidez só se modernizaram, até chegarem nas fitinhas e visores usados hoje.


Nas sentenças dadas, a palavra “se” atua, respectivamente, como:

mostrar texto associado

Considere o excerto: “Além disso, o processo exigia que ela passasse por um médico, sem privacidade ao receber uma notícia sensível.” No contexto em que ocorre, o pronome pessoal “ela” retoma:

mostrar texto associado

Considere o seguinte excerto: “Crane apresentou o protótipo aos seus chefes na farmacêutica, mas eles não gostaram da ideia.” Na segunda oração, o emprego da conjunção “mas” exprime um sentido:

mostrar texto associado

De acordo com o texto, o reconhecimento tardio da contribuição de Margaret Crane está relacionado: