Questões de Concurso
Filtrar
500 Questões de concurso encontradas
Página 41 de 100
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.
[...] a representação não gera apenas pensamentos, mas também atos de força. No estado de Santa Catarina, a ideia da periculosidade indígena, legitimou práticas de violências contra os índios.
Trecho extraído de Wittman, Luisa Tombini. O vapor e o botoque. Imigrantes alemães e índios Xokleng no Vale do Itajaí/ SC (1850-1926). Letras contemporâneas,2007.
No contexto meridional, a temática indígena é invisibilizada por uma narrativa de colonização europeia, construída desde o século XIX e reificada até os dias de hoje no turismo, nos símbolos identitários, na arquitetura e em outras instâncias. Sobre o contexto meridional do país, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O processo do estabelecimento de colônias de imigração europeia do séc. XIX ocorreu em áreas de floresta não habitadas por povos indígenas.
II. Os povos indígenas ocupavam o oeste do estado, uma vez que os vales do leste foram abandonados em um processo de fuga quando das levas de colonizadores do século XIX.
III. Os povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng foram igualmente impactados pela imigração alemã no Alto Vale do Itajaí.
IV. Os ataques sofridos por imigrantes alemães, poloneses e italianos no Alto Vale do Itajaí por povos indígenas ficaram registrados na história como justificativa suficiente para o genocídio étnico praticado pelo Estado e pelas empresas de colonização.
[...] a representação não gera apenas pensamentos, mas também atos de força. No estado de Santa Catarina, a ideia da periculosidade indígena, legitimou práticas de violências contra os índios.
Trecho extraído de Wittman, Luisa Tombini. O vapor e o botoque. Imigrantes alemães e índios Xokleng no Vale do Itajaí/ SC (1850-1926). Letras contemporâneas,2007.
No contexto meridional, a temática indígena é invisibilizada por uma narrativa de colonização europeia, construída desde o século XIX e reificada até os dias de hoje no turismo, nos símbolos identitários, na arquitetura e em outras instâncias. Sobre o contexto meridional do país, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O processo do estabelecimento de colônias de imigração europeia do séc. XIX ocorreu em áreas de floresta não habitadas por povos indígenas.
II. Os povos indígenas ocupavam o oeste do estado, uma vez que os vales do leste foram abandonados em um processo de fuga quando das levas de colonizadores do século XIX.
III. Os povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng foram igualmente impactados pela imigração alemã no Alto Vale do Itajaí.
IV. Os ataques sofridos por imigrantes alemães, poloneses e italianos no Alto Vale do Itajaí por povos indígenas ficaram registrados na história como justificativa suficiente para o genocídio étnico praticado pelo Estado e pelas empresas de colonização.
Disciplina:
Antropologia
Sobre museus, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os museus de arqueologia e etnografia têm, nos últimos anos, atuado na reflexão e na construção de lugares de interlocução nas pesquisas e ações com povos indígenas.
II. Os museus de arqueologia e etnografia historicamente acolhem e estimulam pesquisas antropológicas e de cultura material, pesquisas arqueológicas e/ou registros de manifestações folclóricas regionais.
III. O Museu do Índio é um museu de arqueologia e etnografia que surgiu no âmbito dos museus universitários.
IV. O Museu do Índio foi concebido por um etnógrafo, funcionário do serviço de proteção aos índios (SPI).
I. Os museus de arqueologia e etnografia têm, nos últimos anos, atuado na reflexão e na construção de lugares de interlocução nas pesquisas e ações com povos indígenas.
II. Os museus de arqueologia e etnografia historicamente acolhem e estimulam pesquisas antropológicas e de cultura material, pesquisas arqueológicas e/ou registros de manifestações folclóricas regionais.
III. O Museu do Índio é um museu de arqueologia e etnografia que surgiu no âmbito dos museus universitários.
IV. O Museu do Índio foi concebido por um etnógrafo, funcionário do serviço de proteção aos índios (SPI).
Disciplina:
Antropologia
Sobre a Antropologia nos museus, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O papel da Antropologia nos museus universitários é historicamente recente e atua para o fortalecimento de uma compreensão mais profunda das alteridades indígenas.
( ) O papel da Antropologia nos museus universitários é historicamente recente e tem contribuído para a construção de guardas compartilhadas de coleções etnográficas e ampliado a participação indígena nas instituições.
( ) A Antropologia teve um papel importante na criação dos museus universitários que, por sua vez, atuaram na construção e consolidação de imagens e representações das sociedades indígenas em universidades brasileiras e na sociedade.
( ) O papel da Antropologia nos museus universitários é historicamente recente e atua para o fortalecimento de uma compreensão mais profunda das alteridades indígenas.
( ) O papel da Antropologia nos museus universitários é historicamente recente e tem contribuído para a construção de guardas compartilhadas de coleções etnográficas e ampliado a participação indígena nas instituições.
( ) A Antropologia teve um papel importante na criação dos museus universitários que, por sua vez, atuaram na construção e consolidação de imagens e representações das sociedades indígenas em universidades brasileiras e na sociedade.
Disciplina:
Direito Constitucional
Leia o texto a seguir e, em seguida, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
O Brasil não possui legislação específica sobre o patrimônio cultural indígena, reconhecendo, no entanto, a necessidade de valorização e proteção de suas expressões e manifestações culturais.
I. Tal afirmação está correta, pois apesar de haver cartas patrimoniais e políticas patrimoniais específicas, não há uma legislação específica que as regulamente.
II. Tal afirmação está incorreta, pois a constituição de 1988 já é minuciosa acerca do patrimônio cultural indígena, servindo de principal documento na gestão desse patrimônio.
III. Ambas estão incorretas, pois o patrimônio cultural indígena é protegido por lei.
O Brasil não possui legislação específica sobre o patrimônio cultural indígena, reconhecendo, no entanto, a necessidade de valorização e proteção de suas expressões e manifestações culturais.
I. Tal afirmação está correta, pois apesar de haver cartas patrimoniais e políticas patrimoniais específicas, não há uma legislação específica que as regulamente.
II. Tal afirmação está incorreta, pois a constituição de 1988 já é minuciosa acerca do patrimônio cultural indígena, servindo de principal documento na gestão desse patrimônio.
III. Ambas estão incorretas, pois o patrimônio cultural indígena é protegido por lei.
Disciplina:
Museologia
Com relação a contextos museológicos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Objetos etnográficos, ao ingressarem no museu, passam a ser, necessariamente, objetos museológicos.
II. Artefatos arqueológicos passam a ser protegidos como patrimônio arqueológico ao ingressarem no museu.
III. Artefatos arqueológicos são todos aqueles existentes em museus de arqueologia e etnologia.
I. Objetos etnográficos, ao ingressarem no museu, passam a ser, necessariamente, objetos museológicos.
II. Artefatos arqueológicos passam a ser protegidos como patrimônio arqueológico ao ingressarem no museu.
III. Artefatos arqueológicos são todos aqueles existentes em museus de arqueologia e etnologia.