Filtrar


Questões por página:
Conforme a NBR 5674 – Manutenção de edificações – Procedimento, na organização da gestão do sistema de manutenção de edificações, deve ser prevista infraestrutura material, técnica, financeira e de recursos humanos, capaz de atender aos diferentes tipos de manutenção. Nesse sentido, assinale abaixo o tipo de manutenção caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata, a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários.
Com fundamento na NBR 10821-5 – Esquadrias para edificações, analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao recebimento e ao armazenamento de esquadrias, e assinale a alternativa correta.
I. O armazenamento na obra deve ser em local seguro, afastado da circulação de pessoas e de equipamentos, seco, coberto, livre de poeiras, sobre estrados fora do contato com o chão.
II. As esquadrias devem ser recebidas, embaladas em plástico ou outro material que garanta sua integridade, e identificadas (tipo, andar etc.), preferencialmente próximo à data de sua instalação para evitar a exposição das condições da obra.
III. Na horizontal, as esquadrias devem ser armazenadas em pilhas de 10 a 30 peças no máximo, afastadas do chão, com proteção para evitar contato de fechos, dobradiças e fechaduras com os requadros.
IV. No armazenamento vertical, as esquadrias devem ter apoio total, com ângulo de aproximadamente 45º em relação à vertical, afastadas do chão, sem empilhamento adicional, com proteção para evitar contato de fechos, dobradiças e fechaduras com os requadros.
Com base na NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As perícias de engenharia na construção civil devem ser acompanhadas da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), conforme estabelece a Lei nº 6.496/77.
II. A realização de perícias de engenharia na construção civil é matéria eminentemente técnica e de exclusiva competência de peritos e de assistentes técnicos nos termos da legislação vigente.
III. Laudo é a peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia, fundamentadamente, o valor de coisas ou direitos.
IV. Na apresentação de laudos, devem constar, obrigatoriamente, memórias de cálculo, resultados de ensaios e outras informações relativas à sequência utilizada no trabalho pericial.
Quanto à preparação de superfícies em bom estado para a execução de pinturas em edificações não industriais, em concordância com a NBR 13245 – Tintas para construção civil, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Emboço, reboco ou concreto recém-executado: aguardar a cura e a secagem por no mínimo 30 dias, lixar e eliminar o pó. Aplicar selador para alvenaria.
( ) Superfícies pintadas: lixar e eliminar o pó. Aplicar fundo preparador de paredes.
( ) Substratos cerâmicos porosos, vitrificados e fibrocimento: lavar com solução de água e detergente neutro e enxaguar. Aguardar a secagem.
( ) Gesso acartonado (drywall): lixar e eliminar o pó. Dependendo do tipo de acabamento, aplicar selador para alvenaria, quando recomendado pelo fabricante.
De acordo com a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exercício da profissão de engenheiro, é correto afirmar que: